Temperaturas vão descer até dez graus em algumas zonas do país na próxima semana

O estado do tempo começa a sofrer alterações já esta sexta-feira, com previsão de aguaceiros nas regiões centro e sul.

Foto
Daniel Rocha

As temperaturas vão descer gradualmente a partir de segunda-feira e a descida pode atingir cerca de dez graus em algumas zonas de Portugal continental. A chuva também vai aparecer, mas durante alguns dias, sendo que no Porto está prevista a ocorrência de precipitação até ao próximo fim-de-semana. Este domingo e sábado, o calor ainda se mantém e o céu vai estar limpo.

A descida da temperatura não será abrupta mas deverá ser o suficiente para substituir as t-shirts por mangas compridas. Sandra Correia, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), indicou à Lusa que se prevê, a partir de segunda-feira, “uma nítida alteração do estado do tempo devido à aproximação de um sistema frontal”. “Este calor que sentimos nos últimos dias não se vai verificar na próxima semana", reforçou.

Esta sexta-feira começam a surgir os primeiros sinais que o tempo vai sofrer alterações, com o IPMA a emitir um alerta amarelo, para esta tarde, para os distritos de Évora, Beja, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre, devido à previsão de ocorrência de aguaceiros por vezes fortes e com granizo, acompanhados por trovoada.

Para este fim-de-semana não está prevista a queda de chuva no país e as temperaturas vão oscilar entre os 25 e os 30 graus Celsius. As zonas de Coimbra, Leiria, Évora e Beja serão as mais quentes no sábado, com os termómetros a rondar os 30º, mas Braga bate essa máxima, ao chegar aos 33º. No domingo, Braga volta ser o distrito com mais calor, mantendo-se perto dos 30º, mas o resto do país começa a registar ligeiras descidas entre os dois e três graus.

A partir de segunda-feira, as diferenças na temperatura já se fazem sentir mais a sério e podem significar quedas de cinco a dez graus, com os arquipélagos da Madeira e dos Açores a registar uma oscilação mais pequena e os distritos de Faro e outros algarvios, Lisboa, Porto e outras regiões do Norte e Centro a registar temperaturas entre os 14 e 19 graus.

No Porto, os termómetros começam a descer na terça-feira, para os 14º de máxima (esta sexta-feira estão 27º), e vão subir apenas até aos 18º no próximo sábado. De segunda a domingo (25 de Maio) vai cair chuva.

Lisboa desce gradualmente dos 28º desta sexta-feira para os 16º na quarta-feira, a temperatura mais baixa da semana, sendo que na terça-feira haverá ocorrência de precipitação, que ficará até quinta.

O Algarve terá dois dias de chuva, terça e quarta-feira, mas as temperaturas não vão baixar dos 17º.

Açores e Madeira vão ter céu limpo toda a semana mas as temperaturas vão cair dos recentes 20º e 24º, respectivamente, para 15º e 18º.

Sugerir correcção
Comentar