O desenvolvimento científico e educacional português nos últimos quarenta anos

Ao contrário da massificação, um sistema de ensino diversificado poderá ser potenciador do aparecimento de elites.

Não estive no congresso A Revolução de Abril – Portugal 1974/75, que decorreu no Teatro Nacional D. Maria II. Mas sei que numa das sessões, salvo erro na de 23 de Abril, participou o antigo ministro da Ciência e do Ensino Superior José Mariano Gago, por quem nutro muita admiração e amizade.

E sei que, atestando a evolução do desenvolvimento científico em Portugal após o 25 de Abril, ele disse nessa sessão: “Não há outro país que tenha multiplicado por 17 os investigadores, por 32 a produção científica e por 15 a percentagem do produto interno bruto aplicado em investigação e desenvolvimento, num tão curto período de tempo. Não conheço país nenhum que tenha conseguido o feito de Portugal”.

José Mariano Gago disse isto, e eu concordo, também o digo. Há 40 anos, não tínhamos ciência e tecnologia (como não tínhamos muitas outras coisas…). Não tínhamos o conhecimento necessário para ocuparmos o lugar de uma sociedade moderna, nem tínhamos quem o desenvolvesse. Agora temos ciência e tecnologia, e uma comunidade científica a produzi-las! Em consequência, o número de patentes e de registo de marcas portuguesas no Instituto Europeu de Patentes teve, em 2013, um dos crescimentos mais elevados da Europa, que elevou Portugal do 40.º lugar, que ocupava em 2012, para o 36.º lugar no ranking mundial composto por 50 países.

Mas o que não mudou significativamente foi transformar esse conhecimento em valor, em produtos, em soluções, em empregos, em riqueza. Portugal continua a ser um país de média/baixa tecnologia, e quando se chega à economia pura e dura é o PIB que se recusa a aumentar, é o desemprego que se recusa a ir embora, são as importações, as dependências, etc.

A influência da comunidade científica e do conhecimento por ela desenvolvido no desenvolvimento do país não alterou essa situação. Há, portanto, claramente uma ineficiência no processo de valorização do conhecimento.

“Knowledge is just the beginning” (perdoem-me escrevê-lo em inglês) e o esforço na aquisição do saber deve ser sempre considerado como um investimento, não como uma despesa, e, portanto, passível de nos interrogarmos sobre o seu retorno. Ora, o retorno do esforço feito na criação e sustentação da comunidade científica portuguesa, avaliado pela sua contribuição para o desenvolvimento do país, é muito baixo.

Como escrevi neste jornal em 19 de Fevereiro de 2014, no  artigo “Universidade, Ciência e Sociedade”, é necessário mudar o modelo relacional da comunidade científica com as empresas.

A comunidade científica deve ser estimulada, desde logo no estatuto das carreiras docentes universitária e politécnica, e nos critérios de avaliação e de financiamentos, a desenvolver uma cultura que a leve a ser protagonista ativo do processo de desenvolvimento da sociedade portuguesa e da criação da riqueza nacional.

A comunidade científica deve construir espaços comuns de trabalho com as empresas, e não apenas projetos, acordos ou contratos, e assumir-se, juntamente com elas, como um explorador do conhecimento que vai desenvolvendo.

Enquanto isto não acontecer, a criação e sustentação da comunidade científica portuguesa configura mais uma despesa do que um investimento.

Na mesma sessão de 23 de Abril, citada anteriormente, Mariano Gago disse também que “a escola atual é muito mais criadora de elites do que alguma vez foi”.

É evidente a democratização do acesso ao ensino em Portugal, particularmente ao ensino superior, após o 25 de Abril. Hoje, quase 100% dos jovens na idade própria frequentam, ou podem frequentar, o ensino superior, embora se esteja a verificar um decréscimo no número de jovens que, após o secundário, procuram o ensino superior… em parte, talvez, porque não se reveem nele…

Mas a resposta à democratização do acesso ao ensino superior, a todos os títulos positivo, foi a massificação do ensino, e o ensino superior não conseguiu, por várias razões, algumas que lhe são exógenas, adaptar percursos e metodologias à realidade de um elevado número de alunos de níveis e  características de interesses muito diferenciados, muitos deles desinteressados por aquilo que lhes ensinam porque, legitimamente, apenas aspiram a  ser um profissional com algum prestígio social e razoavelmente pago.

Aceitando a ideia de elites sem discutir neste momento o significado e conteúdo do termo, e aceitando, também sem a discutir neste momento, a necessidade da sua existência para o progresso social, não me parece que as elites possam ser “criadas”. O que se pode é potenciar o seu aparecimento pela criação de um ambiente educacional adequado.

Não me parece que um ensino massificado, em que os percursos, matérias ensinadas e metodologias de ensino não têm em conta a realidade, atrás citada, de um elevado número de alunos com níveis e características de interesses muito diversificados, constitua um ambiente educacional potenciador do aparecimento de elites.

Como escrevi neste jornal em 2 de Abril de 2014, no artigo “Universidade, Ensino e Sociedade”, a resposta adequada à democratização do ensino, ao contrário da massificação, é a diversificação, e a seleção a ela inevitavelmente associada. A diversificação deve atender às características próprias dos alunos, mantendo elevados níveis de exigência nas opções oferecidas.

Qualquer processo de diversificação deve garantir percursos e ambientes para uma formação mais descodificada e preocupada com a utilidade do que se ensina, mas deve, também, garantir percursos e ambientes adequados aos alunos mais motivados para uma formação mais fundamentada e criativa.

A democratização do acesso ao ensino superior deve garantir a igualdade de oportunidades e de possibilidades de acesso. Mas deve respeitar e acolher as diferenças, sem o que uns e outros serão prejudicados na concretização das suas ambições e na sua realização pessoal.

Ao contrário da massificação, um sistema de ensino diversificado poderá, então, ser potenciador do aparecimento de elites.

Professor catedrático, coordenador do Comité de Tecnologia do Grupo EFACEC

Sugerir correcção
Comentar