O Grand Canyon está no Street View e já podes explorá-lo

Conhecer os recantos do Parque Nacional do Grand Canyon, nos Estados Unidos, já está disponível no Google Street View. Percurso têm imagens panorâmicas de 360º

Já é possível passear pelo Grand Canyon, nos Estados Unidos, a partir do computador, graças a um dos últimos lançamentos do Google Street View. Os perigosos rápidos do rio Colorado, que se espalham por cerca de 460 quilómetros, podem agora ser percorridos online, num trabalho de mapeamento que terá durado, apenas, oito dias. Os percursos podem ser feitos em 360º — com direito a imagens de salpicos de água, sombras e grutas escondidas.

“Durante seis milhões de anos, o rio Colorado esculpiu o seu lugar na Terra. Estende-se por mais de 1,450 milhas [cerca de 2 333 quilómetros], começando nas Montanhas Rochosas, no Colorado, e terminando no Golfo da Califórnia, no México”, começa por contextualizar a declaração que o Google tornou público aquando do lançamento do projecto.

O trabalho foi feito em conjunto com a organização não lucrativa American Rivers e as razões são, fundamentalmente, ambientais, diz a Google. O rio Colorado por mais de sete estados, dois países e nove parques nacionais, razão pela qual é fonte de água e energia para cerca de 36 milhões de pessoas. “Contudo, o consumo excessivo de água e uma gestão ultrapassada colocaram o rio Colorado em perigo”, sublinham. Em 2013, a American Rivers atribui ao Colorado o título de “Rio mais ameaçado da América”.

Foto

Apesar de não ser, ainda, certo que a empresa detentora do motor de busca com o mesmo nome tenha feito uma doação para a conservação do Grand Canyon, a ideia é que os visitantes do Google Street View decidam contribuir para tal tarefa.

Sugerir correcção
Comentar