Portugal termina Europeu no terceiro lugar

A selecção nacional apenas foi derrotada pela França e garantiu um lugar no pódio

Foto
Miguel Carmo

Portugal alcançou neste domingo um excelente terceiro lugar no Campeonato Europeu de sevens, em Sub-19. No Campo A do Estádio Nacional, no Jamor, a selecção nacional conseguiu ganhar cinco dos seis jogos disputados, tendo sido batida apenas pela França, que conquistou a prova após derrotar a Rússia na final.

Após vencer no primeiro dia o Grupo D, com triunfos frente à Hungria (57-0), Moldávia (57-0) e Itália (26-5), Portugal começou por defrontar no último dia da competição a Bélgica, nos quartos-de-final.

Perante um adversário que no Europeu do ano passado tinha vencido a equipa nacional, o conjunto comandado por Luís Pissarra entrou muito bem no jogo e dominou por completo a primeira parte onde alcançou uma vantagem de 26-0, mas no segundo tempo os belgas reagiram e reduziram para 26-19.

Foto

O obstáculo seguinte, nas meias-finais, foi a França, a grande favorita a vencer a competição. E os franceses confirmaram a superioridade dentro de campo e não deram qualquer hipótese a Portugal: 31-0.

Foto

Afastada a possibilidade de disputar a final, a selecção nacional discutiu com a Polónia o último lugar do pódio. Frente a uma equipa polaca de boa qualidade, Portugal começou por sentir dificuldades na primeira parte e ao intervalo a formação portuguesa perdia por 10-14.

A Polónia voltou a entrar melhor nos últimos sete minutos e, com o terceiro ensaio do jogo, aumentou a desvantagem portuguesa para nove pontos: 10-19. No entanto, a excelente reacção dos jovens jogadores nacionais nos últimos minutos foi premiada com dois ensaios que garantiram a Portugal a vitória por 22-19 e o “bronze” no Europeu de Sub-19.

Sugerir correcção
Comentar