Olhanense desce à II Liga e Paços vai ao play-off

Belenenses garantiu a manutenção depois de vencer o Arouca, por 1-0.

Foto
Paulo Regula celebra o golo do Olhanense Rafael Marchante/Reuters

O Olhanense vai jogar na II Liga na próxima época. Os algarvios perderam em Setúbal por 3-1 neste sábado e terminaram no último lugar da tabela classificativa da I Liga. O Paços de Ferreira também foi derrotado, em casa, pela Académica por 4-2 e terá de jogar um play-off para assegurar a manutenção.

O Belenenses também estava ameaçado pela descida de divisão, mas a vitória em casa frente ao Arouca, por 1-0, permitiu à equipa do Restelo garantir a permanência no principal escalão do futebol português.

A equipa algarvia entrou logo a perder com o Vitória de Setúbal a marcar aos 2' através de Zequinha, num remate à entrada da área. Aos 13', um erro clamoroso do guarda-redes sadino Pavel Kieszek permite a Dionisi fazer o empate, que iria perdurar até ao intervalo. Ainda no primeiro tempo, o dinamarquês Kroldrup foi expulso por acumulação de amarelos, complicando a tarefa do Olhanense.

Em Paços de Ferreira, a equipa de Jorge Costa perdia com a Académica por 2-3 ao intervalo. A conjugação dos resultados atirava o Paços directamente para a II Liga.

No entanto, o Olhanense acusou a inferioridade numérica e deixou-se dominar pelo Vitória de Setúbal. Aos 67', o golo da equipa da casa surgiu com naturalidade, através do defesa Venâncio, na sequência de um canto. Os sadinos ainda dilataram a vantagem aos 89' por Rafael Martins, que fez o 15º golo no campeonato esta época.

O Paços de Ferreira ainda sofreu mais um golo, de Salvador Agra, mas a derrota do Olhanense permitiu aos pacenses fugir à despromoção directa. Na capital do móvel, a época ainda não acabou. O Paços de Ferreira ainda terá de disputar um play-off com o Desportivo das Aves, que venceu o Académico de Viseu e garantiu o quarto lugar na II Liga. No entanto, o FC Porto B - que é o terceiro classificado - não pode subir à I Liga, cedendo lugar à equipa imediatamente melhor classificada.

O Belenenses dependia apenas de si próprio para garantir a manutenção na I Liga. Na recepção ao Arouca o jogo foi morno e, durante a primeira parte, apenas um penálti (12') falhado por Miguel Rosa fez agitar as bancadas do Restelo. O golo do descanso aconteceu apenas ao cair do pano, através de um cabeceamento de Deyverson (87'), provocando uma explosão de alegria entre os adeptos do Belenenses.

Sugerir correcção
Comentar