Treze cidades portuguesas falham limites de poluição do ar

Estudo global da Organização Mundial de Saúde identifica a Índia com o país com mais cidades com elevada poluição.

Foto
Poluição nas cidades preocupa a Organização Mundial de Saúde Helder Olino

Treze das 15 cidades portuguesas incluídas num estudo divulgado esta semana pela Organização Mundial de Saúde (OMS) têm níveis de poluição do ar acima dos limites considerados aceitáveis. Em causa estão as partículas em suspensão no ar, um dos dois poluentes mais preocupantes na Europa, juntamente com o ozono.

A OMS recomenda que a concentração de pequenas partículas, com até 10 milésimos de milímetros de diâmetro e conhecidas pela sigla PM10, não ultrapasse 20 microgramas por metro cúbico de ar, numa média anual.

Duas das cidades portuguesas incluídas numa base de dados global da OMS – Braga e Vila Franca de Xira – estão mesmo sobre o limite. Todas as outras 13 estão acima: Seixal, Paredes, Valongo, Porto, Matosinhos, Funchal, Lisboa, Almada, Vila Nova de Gaia, Setúbal, Barreiro, Faro e Amadora. Os valores variam entre 21 microgramas por metro cúbico na Amadora a 39 no Seixal, segundo os dados da OMS, referentes a 2011.

Para partículas muito finas, de até 2,5 milésimos de milímetro de diâmetro (PM2,5), há dez cidades portuguesas com valores acima do limite médio anual de 10 microgramas por metro cúbico e cinco dentro da fronteira considerada segura (Faro, Amadora, Braga, Vila Franca de Xira e Porto).

As cidades europeias estão entre as que têm menores níveis de poluição na base de dados da OMS. No total, está compilada informação sobre 1600 cidades de 91 países. A Índia sobressai-se: das 124 zonas urbanas com dados, 11 tem um nível de PM10 acima de 200 microgramas por metro cúbico e 49 estão acima de 100. A China, cuja poluição é normalmente mais mediatizada, tem 23 cidades, em 112, com mais de 100 microgramas por metro cúbico e nenhuma com mais de 200.

Das 15 cidades com maiores níveis de PM2,5, dez estão na Índia. A mais poluída de toda a lista é Nova Deli. Em lugar de topo estão também três cidades do Paquistão (Karachi, Peshawar e Rawalpindi), uma no Irão (Khoramabad) e uma no Qatar (Doha).

Segundo a OMS, a poluição do ar matou 3,7 milhões de pessoas em 2012, sobretudo com mais de 60 anos.

Sugerir correcção
Comentar