Roménia duplamente distinguida nos Prémios Europa Nostra

Grandes prémios para o património cultural europeu distinguiram também projectos de Espanha, Itália, Grécia Bélgica e Hungria

Fresco da Igreja de Dragomirna, na Roménia
Fotogaleria
Fresco da Igreja de Dragomirna, na Roménia Solomonea Carmen Cecilia
Fotogaleria
Cooperativa vinícola na Catalunha Jacqueline Pacheco
Fotogaleria
Paisagem de Kempens na Bélgica DR
Fotogaleria
Projecto Passagem" em Miskolc, na Hungria Richárd Darázs
Fotogaleria
Casa romana no Peloponeso, GRécia Paolo Vitti
Fotogaleria
Gianni Bergadano

Portugal, que tinha recebido duas menções na primeira lista de 27 projectos distinguidos com os Prémios Europa Nostra 2014, no passado mês de Março, ficou de fora da lista dos Grandes Prémios que esta segunda-feira foi divulgada em Viena.

O trabalho de conservação dos frescos seiscentistas da Igreja de Dragomirna, no norte da Roménia, acumulou agora um dos seis Grandes Prémios Europa Nostra (na categoria Conservação) e também o Prémio do Público, votado através da Internet.

Numa cerimónia realizada no Burgtheater da capital austríaca, a comissária europeia para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, a cipriota Androulla Vassiliou, e o tenor espanhol Plácido Domingo, presidente da Europa Nostra, fizeram a entrega das distinções deste ano.

Os seis grandes prémios foram para Espanha, Itália, Grécia, Bélgica e Hungria, além da Roménia. Neste país, foi duplamente distinguido o trabalho de recuperação dos frescos da igreja do Mosteiro de Dragomirna, no interior de uma estrutura quase fortificada a 15 quilómetros da cidade de Suceava, na região moldava da Bucovina. São pinturas que representam a vida de Cristo, além de santos e anjos, e que foram restauradas de uma forma que “impressionou” o júri da Europa Nostra pelo “alto nível de profissionalismo e pela sofisticação” do trabalho realizado – pode ler-se no comunicado da organização desta iniciativa lançada em 2002 pelo programa comunitário Cultura.

De Espanha – também na categoria Conservação –, foram distinguidas as cooperativas vinícolas da Catalunha, oito “catedrais do vinho” seculares, que no início do século XX foram recuperadas e adequadas aos tempos actuais através de projectos modernistas de arquitectos como César Martinelli (1888-1973), aluno de Gaudi, e Pere Domènech i Roura (1881-1962). “Um exemplo de boas práticas de uma parceria publico-privada”, assinala o júri.

De Itália, foi premiado o projecto de recuperação de quatro das Casas Walser (Conservação), exemplares de arquitectura vernacular em pedra e madeira em Alagna Valsesia, na região do Piemonte, edificadas entre os séculos XVI e XIX. O júri ficou “impressionado com a qualidade e o detalhe da documentação reunida sobre estas construções agrícolas “tão raras quanto soberbas”, e cujo restauro foi realizado com “mãos de mestre" e fazendo apelo "ao artesanato tradicional”.

O estudo do arquitecto Paolo Vitti sobre as técnicas de construção romanas na região do Peloponeso, na Grécia, valeram o prémio para este país, na categoria de Investigação. Trata-se de uma tradição instalada durante quatro centúrias, entre os séculos I a.C e III d.C, de construções abobadadas em tijolo, que documentam “a utilização precoce de uma metodologia arquitectónica" que viria a ser utilizada, mais tarde, nos períodos medievais e do Renascimento.

A Hungria viu-se premiada pelo projecto Passagem: Da cidade ferrugenta à Nova Miskolc (Educação, Formação e Sensibilização), um programa de protecção do património imobiliário do auge industrial das primeiras décadas do século XX nesta cidade no norte do país. O júri valorizou “o valor social do projecto”, que simultaneamente salvaguardou “a identidade local” e ajudou a encontrar novas utilizações e um novo dinamismo para o lugar.

Finalmente, na categoria Contribuição Exemplar, foi distinguida a associação belga Kempens Landschap, criada em 1997 na província de Antuérpia. Trata-se de uma instituição que gere 800 hectares de terra de grande valor histórico e patrimonial, simultaneamente natural e humano, que associa a defesa das populações mais desfavorecidas à da paisagem. "Um exemplo poderoso da aplicação da Convenção Europeia da Paisagem", diz o júri.

Na lista inicial dos 27 prémios gerais Europa Nostra houve dois projectos portugueses contemplados: a Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras (também conhecido apenas como Linhas de Torres), conjunto de fortificações construídas na Guerra Peninsular, no início do século XIX (categoria Conservação); e o programa Encontros com o Património, produzido pela Direcção-Geral do Património Cultural e emitido pela TSF ( Educação, formação e sensibilização).

Sugerir correcção
Comentar