Festival Neopop em Agosto com Underground Resistance e Jeff Mills

Detroit, a meca do tecno, irá estar em destaque no festival Neopop de Viana do Castelo, de 14 a 16 de Agosto.

Foto
Jeff Mills

De 14 a 16 de Agosto volta a acontecer o festival Neopop, em Viana do Castelo, que incide sobre as músicas de dança electrónicas.

Um dos grandes destaques será a actuação do projecto americano Underground Resistance, entidade mítica do tecno de Detroit liderada desde o final dos anos 1980 pelo americano Mad Mike Banks. O projecto actua a 14 de Agosto, ou seja, na primeira noite, numa acção de curadoria da Red Bull Music Academy.

O colectivo Underground Resistance, iniciado por Jeff Mills e Mike Banks em finais dos anos 1980, afirmou-se ao longo dos anos como representante do espírito original do tecno: uma música com sede de futuro, radical na sua visão estética e tecnológica. Ao vivo, Mike Banks lidera a partir dos teclados um colectivo que inclui Jon Dixon (também nos teclados), DeSean Jones (saxofone) e o DJ Mark Flash.

O cartaz ainda não está completo, mas sabe-se que nesse dia haverá também espaço para ouvir o francês Laurent Garnier ou o americano Josh Wink, para além de John Digweed e Pan-Pot. Na sexta-feira, 15, mais agentes conectados com o tecno de Detroit – o já mencionado Jeff Mills e o canadiano Richie Hawtin – irão estar também em evidência. Projectos como Recondide, Vakula e O[Phase] completam o alinhamento desse dia.

Para a noite final, mais um regresso a Portugal do inglês Carl Cox, figura nuclear da música tecno britânica desde a década de 1990, para além de Nina Kravitz, The Persuader, Uner e Tales Of Us. No decorrer das próximas semanas será anunciado o cartaz final.

Sugerir correcção
Comentar