Host: Maria Gambina

Com o Optimus Primavera Sound a caminho, fomos conhecer os vários portos dentro do Porto. A estilista Maria Gambina conta-nos a história da sua reconciliação com a Rua Chã

Renato Cruz Santos
Fotogaleria
Renato Cruz Santos
Renato Cruz Santos
Fotogaleria
Renato Cruz Santos

Uma rua

Rua Chã — quando andava no CITEX era lá que recolhia as minhas inspirações. A casa dos plásticos, a Central dos Fechos, a casa dos atacadores e fivelas, a casa dos elásticos e precintas, a casa das gravações em taças desportivas, a casa dos bilhares, a Rádio Popular… Um dia zanguei-me com ela. De um dia para o outro as “minhas” casas deixaram de existir. Povoou-se de casas de revenda de [produtos] chineses. Por vezes ainda voltava à casa dos atacadores — ilhoses e molas falavam mais alto. Voltei lá um dia destes para a sentir de novo. Está linda, arranjada, vi coisas que nunca tinha reparado: a fonte, a igreja, as luzes psicadélicas que descem escadarias "kitsch", a taberna toda azul só com fotografias do Futebol Clube do Porto, o "lettering" da Livraria Lopes da Silva… Sim, esta é a minha rua.

Uma loja


Aquário — Comércio de Electrónica Lda., na Rua da Alegria. É lá que compro as agulhas do meu gira-discos, o único sítio que as tem. Sempre que lá vou é sábado de manhã, tiro a senha e fico muito tempo à espera. Enquanto espero delicio-me a ver paredes perfuradas que se deslocam e que revelam mil e quinhentos pequenos parafusos, fios eléctricos, botões, fusíveis, interruptores, transformadores, LEDs...

Um petisco

Hambúrguer Perdigueiro no Pão que Ladra: um hambúrguer de alheira com grelos e ovo de codorniz num pequeno e acolhedor restaurante na Rua das Taipas. Todos os pratos têm como base o pão e nomes de raças de cães, só por isso ganhou a minha simpatia. Também têm o Vira-lata :)

Um café

O café da minha rua, A Xicara — Casa de Chá, na Rua de Gondarém… Família.

Um bar/uma discoteca

Para mim só existem dois sítios no Porto que me fazem sentir em casa, isto é, aos quais posso ir sozinha e estar bem. Um é o bar da Casa da Música, nas noites programadas pelo Rui Trintaeum, e outro o Plano B. Em ambas, sempre com música com qualidade que me faz dançar e ir deitar com um sorriso nos lábios.

Um segredo

Se é segredo… hehe. Andar pelas ruas da baixa do Porto, observar a bela arquitectura, imaginar o que teriam sido aqueles escritórios, consultórios; imaginar o que ainda podem vir a ser.

Uma fuga

A esplanada dos Guindais, Guindalense Futebol Clube. "Peace, love & happiness."

Um "guilty pleasure"

Depois de um dia exausto de trabalho, ir à Marisqueira dos Pobres em Matosinhos. Só é "guilty" porque o faço sempre quando estou sem a minha filha: depois, quando lá estou, tenho sempre vontade que ela lá esteja a desfrutar.

Obrigatório

Ir ao Forte de São João Baptista, o castelo da Foz do Douro. Vista maravilhosa. No seu interior há restos de uma antiga Igreja, uma cruz em madeira crua, imensa e poderosa.

"After-hours"

Não gosto de "after-hours".

Sugerir correcção
Comentar