Governo dos Açores anuncia que obras no Centro de Resíduos do Corvo começam em Maio

Foto
Rui Soares

O Governo dos Açores anunciou nesta sexta-feira que a estrutura metálica de cobertura do Centro de Processamento de Resíduos do Corvo, parcialmente destruída pelo mau tempo no ano passado, será montada este mês.

O executivo regional, em nota de imprensa, adianta que “a estrutura metálica para a cobertura do centro teve de ser executada fora dos Açores e está agora a ser transportada, por via marítima, prevendo-se que desembarque na próxima semana nas Flores, seguindo depois para o Corvo”.

Numa conferência de imprensa, na quinta-feira, o PPM exigira o “início imediato” da execução dos trabalhos de recuperação do Centro de Processamento de Resíduos do Corvo, responsabilizando o Governo Regional pela situação de “completo abandono” e acusando-o de inoperância e de não proteger o investimento feito na mais pequena ilha dos Açores, já classificada como Reserva da Biosfera da UNESCO.

Segundo o Governo açoriano, a cobertura metálica deste Centro de Processamento de Resíduos foi parcialmente destruída em 2013 devido a condições climatéricas adversas ocorridas em três meses distintos, tendo o projecto de engenharia para a sua recuperação sido concluído em Novembro.

A empreitada de substituição foi adjudicada e consignada por cerca de 80 mil euros à empresa Manuel Martins Pereira dos Santos – Construções, Lda.

O executivo pretende iniciar, também este mês, o procedimento para adjudicação da empreitada de selagem do actual aterro da ilha do Corvo, com transformação em aterro para resíduos de construção e demolição (RCD).

Actualmente, estão a decorrer no arquipélago concursos para a selagem das lixeiras das Flores e da Graciosa, num investimento global que ascende a cerca de dois milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar