PCP marca para sexta-feira debate parlamentar sobre Documento de Estratégia Orçamental

Foto
Jerónimo Sousa diz que é preciso ir "para além do medo”.

O PCP agendou para sexta-feira um debate de actualidade no Parlamento sobre as perspectivas orçamentais do Documento de Estratégia Orçamental (DEO), que é apresentado pelo Governo esta quarta-feira.

"A realidade é que já conhecemos as linhas gerais deste documento que confirmam de uma forma clara e inequívoca que o Governo pretende continuar esta política de empobrecimento por tempo indeterminado", declarou o parlamentar comunista Paulo Sá, justificando o agendamento do partido.

"A situação é muito grave e por isso queremos discutir imediatamente [o DEO] no primeiro dia útil após a apresentação do Governo, e isso será na próxima sexta-feira", concretizou o comunista, que falava aos jornalistas no parlamento.

O Governo apresentar o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) em conferência de imprensa esta quarta-feira, disse à Lusa fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros.

A apresentação deste documento, que define as linhas de orientação para as políticas com incidência orçamental até 2018, esteve prevista para terça-feira, mas foi adiada para este dia, prazo limite para o seu envio à Assembleia da República e à União Europeia.

O DEO deverá incluir as medidas com que o Governo pretende reduzir o défice para 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, que, segundo a ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, totalizam cortes de 1400 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar