Sofia Coppola, Gael García Bernal e Willem Dafoe no júri de Cannes

O júri presidido por Jane Campion entrega a Palma d'Ouro a 24 de Maio.

Foto
DANNY MOLOSHOK/REUTERS

A realizadora americana Sofia Coppola, o actor e cineasta mexicano Gael García Bernal e o actor Willem Dafoe fazem parte do júri do 67.º Festival de Cannes, presidido pela realizadora neozelandesa Jane Campion, anunciou nesta segunda-feira a organização do festival.

Do júri fazem ainda parte a actriz francesa Carole Bouquet, o cineasta chinês Jia Zhangke, a actriz iraniana Leila Hatami, a actriz sul-coreana Jeon Do-yeon e o realizador dinamarquês Nicolas Winding Refn.

O júri do festival que começa a 14 de Maio decide entre os 18 filmes em competição para a atribuição da Palma d’Ouro, que será entregue a 24 de Maio.

Jane Campion, que preside ao júri, escreveu e realizou O Piano (1993), que lhe valeu a Palma d’Ouro em Cannes e o Óscar de melhor argumento original. Em Cannes venceu ainda em 1986 a Palma d’Ouro com a curta-metragem Na Exercise in Discipline – Peel.

Sofia Coppola, que completa 43 anos durante o festival, já está habituada à cidade do sul de França: a sua primeira longa-metragem, As Virgens Suicidas (1999), esteve na Quinzena dos Realizadores, enquanto Marie Antoinette (2006) esteve em competição e o seu último filme, Bling Ring: O Gang de Hollywood, abriu a secção Un Certain Regard na edição do ano passado do festival.

O actor, realizador e produtor mexicano Gael García Bernal esteve também em Cannes em 2010, com Déficit, a sua primeira longa-metragem, seleccionada para a Semana da Crítica. Como actor participou em filmes como E a Tua Mãe Também, de Alfonso Cuarón, Má Educação, de Pedro Almodóvar, ou A Ciência dos Sonhos, de Michel Gondry.

Willem Defoe já foi Jesus em A Última Tentação de Cristo (1988), de Martin Scorsese, um dos vilões de Homem-Aranha e participou em diversos filmes de Lars Von Trier.

Npo alinhamento do 67º Festival de Cannes estão este ano nomes consagrados como Godard, Cronenberg e os irmãos Dardenne e Tommy Lee Jones, a realizadora portuguesa Teresa Villaverde no projecto Pontes de Sarajevo e Carlos Conceição com a curta-metragem Boa Noite Cinderela.

Sugerir correcção
Comentar