Inês Pedrosa demite-se da Casa Fernando Pessoa

Foto
A autora decidiu abandonar o cargo que ocupa há seis anos Nuno Ferreira Santos

A directora da Casa Fernando Pessoa demitiu-se das suas funções, alegando que o essencial do seu trabalho está feito e com o desejo de se dedicar a novos projectos, disse Inês Pedrosa à Lusa.

"Pedi a rescisão porque tenho projectos novos", afirmou Inês Pedrosa. A escritora disse que a demissão, comunicada "há alguns dias" à EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, tutelada pela Câmara Municipal de Lisboa), decorre também dos seis anos que leva à frente da Casa Fernando Pessoa. "Não quer dizer que não tenha gostado muito de cá estar, mas o essencial que queria fazer está feito."

A demissão foi tornada pública por Inês Pedrosa numa mensagem que foi lida na noite de quinta-feira num debate sobre liberdade na Casa Fernando Pessoa, "uma noite bonita para o fazer", considerou, em alusão à véspera da comemoração dos 40 anos do 25 de Abril.

Inês Pedrosa destacou que deixa "uma biblioteca de Pessoa aberta ao mundo, um 'Sonhatório' [sala multimédia] e um serviço educativo que trabalha com escolas do país todo" e "agora é altura de abrir espaço para ideias e pessoas novas".

Recorde-se que no início do ano, o PÚBLICO avançou que a Casa Fernando Pessoa adjudicou vários serviços por ajuste directo, desde o final de 2012, a uma pequena empresa com escritório em casa de Inês Pedrosa.

Sugerir correcção
Comentar