Lisboa está no top das melhores cidades para ver graffitis

O portal "Huffington Post" escolheu 26 cidades no mundo para ver “street art” e Lisboa surge logo em 6.º lugar na lista

Foto
Nuno Oliveira

Berlim, São Paulo, Melbourne, Cidade do Cabo, Moscovo. E, logo de seguida, Lisboa, ilustrada com um mural do espanhol Sam3 que ocupa toda a fachada de um prédio perto do Saldanha. A obra foi criada em 2013 como parte do Projecto Crono, que trouxe alguns artistas de renome mundial da "street art" a Portugal para demostrarem a sua arte em alguns prédios devolutos no centro de Lisboa.

A selecção de 26 “melhores cidades no mundo para ver street art” foi feita pelo portal noticioso norte-americano "Huffington Post" que, sublinha, “o que antes era um acto clandestino de vandalismo é agora, com frequência, uma forma celebrada de arte pública, surgindo em grandes cidades por todo o mundo”.

“Com o Verão à porta”, resume o portal, “criámos este top de cidades por todo o mundo para provar que a arte de rua pode ser de facto algo que merece ser celebrado”.

Foto
Pilar da Ponte 25 de Abril, em Lisboa José Vicente

De salientar que Lisboa, além de diversas iniciativas oficiais como o Projecto Crono e outras intervenções com graffitis e pinturas, tem também uma galeria municipal ao ar livre dedicada à "street art", a GAU - Galeria de Arte Urbana, à Calçada da Glória, perto do Bairro Alto.

Foto
Obra d' Os Gémeos, na avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa João Gaspar
Sugerir correcção
Comentar