25 de Abril numa curta em Cannes

É o primeiro filme de Margarida Rêgo e tem como mote a revolução de Abril de 1974.

Foto

A curta-metragem A Caça Revoluções, de Margarida Rêgo, foi selecionada para a Quinzena dos Realizadores, que decorrerá em Maio, em paralelo ao Festival de Cinema de Cannes, em França, foi anunciado nesta terça-feira.

A Caça Revoluções, animação experimental sobre fotografia, é o primeiro filme de Margarida Rêgo e tem como mote a revolução de Abril de 1974, a partir de uma fotografia tirada na época.

Sobre esta foto da época revolucionária, a realizadora “anima” marcas do tempo, inventando um diálogo entre uma memória rica mas cansada, que desistiu já das revoluções, e uma memória ávida de alimento, que quer “caçar revoluções”. É um filme – trabalho de mestrado em Design de Comunicação na Royall School of Arts, de Londres - que questiona a paralizia que pode provocar a nostalgia – aquela que, por exemplo, a sua geração sente pelo 25 de Abril que não viveu, aquela que a realizadora sentiu quando testemunhou as manifestações no Verão português de 2012.  

A autora "tenta entrar nessa fotografia à procura de um país, como quem quer entrar dentro de um tempo em que não viveu e perceber o que significa fazer parte de uma revolução ou o que significa lutar por um país", lê-se na sinopse. A curta inclui sons de manifestações e uma descrição dos acontecimentos pelo jornalista Adelino Gomes, há 40 anos.

O filme é dedicado "a todas as pessoas que acreditam que um país diferente é possível", lê-se no final de A Caça Revoluções.

Antes de ser exibido em Maio na Quinzena de Realizadores, o filme integrará a competição de curtas-metragens do festival IndieLisboa, que começa na quinta-feira.

A Quinzena dos Realizadores, que decorrerá de 15 a 25 de Maio, foi criada pela Sociedade dos Realizadores de Cinema pouco depois do Maio de 1968, com o objetivo "de descobrir filmes de jovens autores e de reconhecer a obra de realizadores conhecidos".

Além de A Caça Revoluções, a secção de curtas-metragens da Quinzena de Realizadores contará com o filme brasileiro Sem Coração, de Tião e Nara Normande.

A secção de longas-metragens contará com filmes de Fredrick Wiseman, Bruno Dumont, Tobe Hooper ou John Boorman.

A organização da Quinzena de Realizadores irá atribuir o prémio Le Carrosse D'Or, a título póstumo, ao realizador Alain Resnais, falecido em Março.

Sugerir correcção
Comentar