Benfica adianta-se a Real Madrid e Ajax em número de títulos

Os espanhóis e os holandeses podem sagrar-se campeões ainda nesta temporada e igualar os 33 troféus dos "encarnados".

Foto
Patrícia de Melo Moreira/AFP

O 33.º título de campeão nacional, conquistado no domingo pelo Benfica, deixa os "encarnados" à frente de Real Madrid e Ajax em número de Ligas amealhadas. De resto, entre os principais campeonatos europeus, só o Olympiacos supera as "águias" nesta contabilidade particular.

Real Madrid e Ajax estão praticamente em pé de igualdade. Somam ambos 32 campeonatos (de Espanha e Holanda, respectivamente) e estão os dois em condições de conquistar mais um título ainda em 2013-14. A equipa de Amesterdão é a mais bem colocada, já que lhe basta um empate frente ao Heracles Almelo, no dia 27 de Abril, para se sagrar tetracampeã. Já os "merengues", que têm um jogo em atraso, terão de vencer os seus jogos e esperar por uma escorregadela do Atlético de Madrid.

Se conseguirem triunfar nos respectivos países, Real Madrid e Ajax igualarão os 33 troféus do Benfica, que só é ultrapassado pelos 41 títulos do Olympiacos, rei e senhor da Liga Grega.

Entre as restantes Ligas de maior peso na Europa, a Juventus - adversário do Benfica na Liga Europa, na quinta-feira - venceu 29 campeonatos de Itália, o Bayern Munique impôs-se 24 vezes na Alemanha, o Spartak Moscovo dominou 21 vezes na URSS/Rússia, o Manchester United reinou 20 vezes em Inglaterra, o Galatasaray 19 na Turquia, enquanto Marselha e Saint-Étienne alcançaram 10 triunfos cada em França.

Lista dos clubes com mais títulos em cada país, na Europa

Olympiacos (Grécia): 41 títulos
Benfica (Portugal): 33
Real Madrid (Espanha): 32
Ajax (Holanda): 32
Juventus (Itália): 29
Spartak Moscovo (Rússia): 21
Manchester United (Inglaterra): 20
Galatasaray (Turquia): 19
Marselha e Saint-Étienne (França): 10

Nota: Esta lista não é dos clubes europeus com mais títulos de campeão, mas sim a lista do clube que tem mais títulos em cada um dos principais campeonatos europeus.

Sugerir correcção
Comentar