Foto

Algarve: Lagos tem a praia mais bonita do mundo?

A Ponta da Piedade é uma zona da costa de Lagos, repleta de oníricas formações rochosas, epicentro dos passeios de barco

É certo que erram o nome e a definição geográfica: até ao momento desta publicação designavam a zona como Ponte da Piedade e concluíam também que esse era o nome de uma praia. Mas o certo é que quando um portal com o impacto mundial do "Huffington Post" declara uma praia portuguesa como "provavelmente a mais bonita do mundo", o melhor é prestar muita atenção.

"Temo-nos deparado com praias incrivelmente bonitas nas últimas semanas", começam por escrever no artigo. "Mas não resistimos a correr para a Ponte da Piedade", "praia em Portugal onde as falésias são tão elevadas que quase tocam o céu azul, azul". "Quase custa a olhar, de bonita que é", desabafam.

Além da óbvia gralha na "ponte", há que referir que não existe propriamente nenhuma "praia da Ponta da Piedade", como é dado a entender. A Ponta da Piedade é uma zona da costa de Lagos, repleta de oníricas formações rochosas, epicentro dos passeios de barco. Mas o Huffington Post acerta, isso sim, no alvo da beleza: é por aqui que ficam algumas das praias - já noutras ocasiões - consideradas das mais bonitas do planeta, casos da Dona Ana e praia do Camilo (e destaque-se também a dos Pinheiros ou a Praia Grande, estas duas sem acesso pedonal).

"Os pescadores deram nomes peculiares a cada formação e há muitas cavernas, grutas e galerias" para admirar, referem, "enquanto se navega pelas águas translúcidas". A página é ilustrada com diversas fotos da Ponta da Piedade (algumas delas com retoques algo exagerados nas cores, saliente-se).

Além da publicação no portal, que pode facilmente atingir mais de 80 milhões de visitantes únicos num mês, foi feito destaque ao artigo no Facebook do "Huffington Post", que soma mais de 2,3 milhões de fãs. Uma colorida foto da costa de Lagos, com a legenda "Encontrámos a mais bonita praia de sempre", não parava de somar "likes" (gostos). Pelos comentários, há quem critique os erros no texto mas a grande maioria suspira por um mergulho no paraíso prometido pela imagem.

Sugerir correcção