Facebook: vamos poder guardar e transferir dinheiro electrónico?

Com este serviço, os utilizadores passam a guardar dinheiro no Facebook, que depois podem utilizar em pagamentos "online" e na transferência de dinheiro para outros utilizadores

Foto

O Facebook está a preparar-se para ter serviços financeiros, através de remessas e dinheiro electrónico ("e-money"). A rede social estará apenas a aguardar uma autorização do banco central da Irlanda para se tornar uma instituição de "e-money" na Europa.

Com este passo, o Facebook reforça a sua posição nos mercados emergentes e para isso bastará a aprovação da Irlanda, que deverá acontecer dentro de semanas, avança o "Financial Times". Para conseguir uma autorização para "e-money", a rede social terá que ter um capital de 350 mil libras (421 mil euros). 

Ainda de acordo com o jornal, que cita várias fontes próximas do processo, com este serviço os utilizadores da rede social passam a guardar dinheiro no Facebook, que depois podem utilizar em pagamentos online e na transferência de dinheiro para outros utilizadores. Ao Financial Times, um porta-voz da empresa disse que o Facebook não comenta “rumores ou especulações”. 

O jornal avança, no entanto, que a rede social terá já discutido a possibilidade de parcerias com três "start-ups" londrinas - TransferWise, Moni Technologies e Azimo -, que têm serviços de transferência de dinheiro internacionais online e através de "smartphones". 

Segundo as mesmas fontes, no caso da Azimo, o Facebook ter-se-á oferecido para comprar a start-up por 10 milhões de dólares (7 milhões de euros) e terá proposto a um dos seus co-fundadores o lugar de director de desenvolvimento de negócios no novo serviço, apenas e para já para os utilizadores da rede social na Europa. 

Com mais de 200 milhões de utilizadores na Europa, entre os 1,2 mil milhões em todo o mundo, o Facebook tem na publicidade a sua maior fonte de receitas. Com este projecto, liderado pelo vice-presidente do Facebook para as plataformas de parcerias, a rede social parece estar a alterar a sua estratégia.

Sugerir correcção
Comentar