Açordas para todos os gostos

Portel recebe durante este fim-de-semana congresso e feira gastronómica para saborear as “mil e uma” variedades típicas do Alentejo

Foto
Está a chegar a açorda rápida

É um dos pratos mais característicos, ricos e variados da região alentejana, e há oito anos consecutivos que o município de Portel lhe dedica um carinho muito especial. Para lá do já habitual Congresso das Açordas, o programa para este fim-de-semana inclui também um lado mais abrangente e popular, onde os visitantes poderão degustar as “mil e uma” variantes deste prático que os alentejanos ofereceram ao património gastronómico nacional.

É nos espaços do terminal rodoviário que está instalado o espaço de prova, onde para lá das açordas o visitante encontra também a vasta diversidade de produtos regionais. Não só na apetecível variante gastronómica mas também dos saberes igualmente únicos expresso no artesanato local. A acrescentar às açordas, a iniciativa inclui ainda espaço dedicado às Cilarcas, uma variante de cogumelo com larguíssima tradição na cozinha típica da região.

A acompanhar a vertente gastronómica há também um completo programa de animação, do cante alentejano ao fado e passando também por consagrados artistas do panorama nacional, com destaque para Herman José. A feira, que termina no domingo com a entrega dos prémios do concurso para a melhor açorda, inclui ainda um espaço dedicado à exposição de “vasinhos de temperos”, com variedade de plantas aromáticas em recipientes de barro decorados pelos alunos das escolas do concelho.

Para quem, além das provas, quiser meter mesmo a mão na massa, o Hotel Rural Refúgio da Vila propõe uma interessante aula prática onde se pode acompanhar, e participar, na elaboração de uma açorda, actividade que está incluída nos programas especiais associados à feira/congresso. Ainda na vertente lúdica e pedagógica, o programa inclui o passeio “Na Rota das Açordas”, uma caminhada do olival ao lagar que envolve a colaboração da Cooperativa Agrícola de Portel.

Sugerir correcção
Comentar