Schumacher mostra sinais de consciência e de despertar do coma

Ex-piloto começou a ser acordado do coma em Janeiro e desde então tem revelado alguns sinais de melhoria.

Foto
Schumacher sofreu lesões cranianas graves n o acidente em Dezembro Max Rossi/Reuters

O antigo campeão de Fórmula 1 Michael Schumacher está a mostrar momentos de consciência e sinais de estar a acordar do coma induzido a que foi submetido, após o grave acidente que sofreu enquanto fazia esqui numa estância nos Alpes Franceses, em Dezembro.

Num comunicado enviado esta sexta-feira à comunicação social, a agente de Schumacher afirma que o quadro clínico do ex-piloto está a revelar “progressos”. “Continuamos optimistas”, reforçou Sabine Kehm na sua nota, acrescentando que o alemão mostra, agora, “momentos de consciência e de despertar”, mais de três meses depois de ter sofrido ferimentos graves na cabeça. Segundo a agente, a família de Schumacher não pretende avançar com mais pormenores sobre o estado de saúde do antigo campeão de F1.

Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, está internado num hospital francês de Grenoble desde Dezembro, depois de ter sofrido um acidente quando esquiava fora dos limites de uma pista numa estância de Meribel. O alemão bateu com a cabeça numa pedra o que lhe provocou lesões cranianas graves.

Submetido a duas cirurgias, Schumacher foi colocado em coma induzido e no final de Janeiro os médicos iniciaram o processo de despertar do ex-piloto, que consiste numa diminuição progressiva dos sedativos que lhe são administrados. Desde então tem havido sinais de algumas melhoras, mas sem que Schumacher tenha recuperado a consciência.

Actualmente correm informações não confirmadas pela família de que a melhoria do quadro clínico do alemão deverá permitir que seja transferido para a sua casa na Suíça e que a sua mulher, Corinna, terá mesmo dotado uma divisão da habitação com material médico para receber o marido, uma alteração que terá custado alguns milhões de euros.

O acidente de Shumacher foi alvo de um inquérito. Concluiu-se que não ocorreu nenhuma infracção, tendo o processo sido arquivado a 12 de Fevereiro. Segundo Patrick Quincy, procurador francês encarregue do caso, “o incidente ocorreu fora da pista”. “A sinalização, a delimitação e as informações dadas sobre os limites da pista estavam conformes a lei francesa em vigor”, acrescentou o responsável.

Apesar do caso ter sido arquivado, a família de Schumacher pode avançar com acções nos tribunais civis, o que até agora não terá acontecido.

Sugerir correcção
Comentar