Jerónimo apela à “convergência” na defesa da Constituição, mudando de política

PCP foi o único partido que comemorou o 38º aniversário da Lei Fundamental, com uma sessão pública no Parlamento.

Foto
Jerónimo de Sousa Raquel Esperança

Numa sessão comemorativa dos 38 anos da aprovação da Constituição da República, promovida pelo PCP, Jerónimo de Sousa falou do passado para traçar o caminho que a Lei Fundamental tomou desde a sua consagração em 1976 até aos dias de correm. E falou do presente, para se assumir como alternativa à “política de direita” e à “política de submissão externa” que assola o país, para defender a Constituição.

Tecendo várias críticas à política europeia e ao euro, “à ditadura dos mercados” e aos “grandes interesses económicos” associados à política de direita, o líder comunista declarou que, “perante a crise (…), Portugal precisa de reformar os valores da Constituição”, mudando para uma política de esquerda. “A Constituição não se defende sozinha, este é o momento para a convergência de todos para romper com a política de direita”.

Na sua intervenção na biblioteca da Assembleia da República, o secretário-geral do PCP referiu-se à “brutal ofensiva” de “inimigos declarados – PSD, CDS e PSD” que “vão tentando reescrever a história, distorcendo aquilo que foi o 25 de Abril”. Assim, e porque a maioria da população nasceu depois de 1974, Jerónimo de Sousa defende que é preciso “despertar consciências”.

Para o dirigente comunista, “os inimigos declarados nunca se conformaram com o projecto emancipador que é a Constituição da República”, utilizando práticas políticas inconstitucionais, ou fazendo revisões do texto original que, no seu entendimento, constituíram retrocessos, quer em matéria política, quer em matéria económica, social e cultural.

Jerónimo de Sousa criticou a forma como os governantes assinaram tratados (de Maastrich e de Lisboa) e o acordo de intervenção externa “à revelia do povo e da Constituição” e que acabaram por ter “consequências trágicas para a economia e para o povo”.

O secretário-geral do PCP lembrou o passado de Pedro Passos Coelho enquanto líder da JSD para dizer que o “ataque do primeiro-ministro à Constituição vem de longe”, afirmando que já em 1996 Passos Coelho era a favor de rever o texto da Lei Fundamental. “Era uma antevisão”, comentou o comunista, sublinhando os momentos da actual governação (Orçamentos do Estado dos últimos três anos), como momentos de “afronta permanente” aos direitos e princípios consagrados na Constituição há 38 anos.

Jerónimo de Sousa falou ainda da “campanha de desresponsabilização” – extensiva às instituições europeias – que o Governo iniciou, ao tratar o Tribunal Constitucional como “inimigo e responsável pelas consequências negativas na economia e, logo, na vida das pessoas”.

Além de Jerónimo de Sousa, a sessão teve a participação dos comunistas Domingues Abrantes, João Oliveira e Pedro Guerreiro. Na sala da Assembleia da República marcaram também presença militares de Abril, a quem Jerónimo de Sousa muito agradeceu por terem “devolvido a dignidade ao povo” no 25 de Abril de 1974, um momento que os orados não quiseram dissociar da consagração do texto fundamental da democracia portuguesa.

CGTP alerta para "perigos"

A CGTP também não passou ao lado do marco histórico e alertou esta quarta-feira, num comunicado à imprensa, para os "perigos" que a Constituição da República corre nos dias de hoje.

“Temos hoje uma Constituição adulta, que foi alterada, testada, experimentada, posta à prova por vários meios e formas, mas que permanece como o símbolo de tudo aquilo que a Revolução de Abril significou para o povo português e para este país que, com base os direitos e princípios nela consagrados, cresceu, evoluiu e se tornou um lugar muito melhor para viver”, escreve a CGTP num comunicado à imprensa.

No entanto, a intersindical frisa que “as crises económicas e financeiras que assolaram a Europa (…) tiveram como resultado a imposição ao país e aos seus cidadãos de medidas de austeridade restritivas dos seus direitos e liberdades, que estão a promover a recessão económica e o empobrecimento da população, a destruir o Estado social e, por essa via, a enfraquecer a liberdade e a democracia”.

Desde a sua consagração, o documento-chave da democracia portuguesa sofreu sete revisões – em 1982, 1989, 1992, 1997, 2001, 2004 e 2005. Actualmente existem vozes que se manifestam a favor de uma nova revisão constitucional, ajustada à reforma do Estado Social. Porém, constitucionalistas como Jorge Reis Novais e Jorge Miranda defendem que o documento não deve ser alvo de uma revisão que altere direitos fundamentais.
 

   

Sugerir correcção
Comentar