Isto é um iPhone transformado em microscópio

O MicrobeScope é um gadget que permite ao iPhone ver uma imagem ampliada 800 vezes. Campanha de crowdfunding no Kickstarter já conta com mais de 66 mil dólares

Foto
DR

Uma empresa norte-americana criou um gadget que transforma qualquer iPhone num microscópio. Nick Bratt, o criador, diz tratar-se de um “instrumento muito poderoso e com um foco fixo” que permite ver as características de “bactérias individuais e outras formas de vida” como se estivéssemos num laboratório.

A ideia é que qualquer entusiasta da ciência que tenha um destes “smartphones” possa ver, ao microscópio, o aspecto e o movimento de micróbios. A amostra é colocada directamente na lente invertida do aparelho, iluminada por uma fonte de luz que funciona a pilhas. O iPhone fica, depois, em cima, e a câmara é alinhada com o sistema ocular. No ecrã, a imagem aparece ampliada 800 vezes e pode ser partilhada em tempo real — quer fotografia quer vídeo. No caso do iPhone 5S, é ainda possível filmar em câmara lenta para ver o movimento, muitas vezes demasiado rápido, dos micróbios.

“Funciona muito bem no campo, no laboratório ou em casa mas é simples o suficiente para que uma criança o possa usar. Não requer qualquer acessório, como lâminas de vidro, e não existem botões para ajustar”, pode ler-se na descrição.

Foto

Para que este projecto se concretize, Nick Bratt lançou uma campanha de crowdfunding na plataforma Kickstarter, na qual pede dez mil dólares (cerca de 7 265 euros). A 17 dias do fim da campanha, o MicrobeScope já angariou mais de 66 mil dólares (49 mil euros), ultrapassando assim a meta pretendida. Cada MicrobeScope custa 115 dólares (perto de 83,5 euros) e serão entregues ainda durante 2014. 

A 4D Optical, de Nick Bratt, está localizada em Edmonds (estado de Washington, EUA) e dedica-se ao desenvolvimento de produtos na área da engenharia óptica.

Sugerir correcção
Comentar