Os drones que "parecem brinquedos" que caíram na Coreia do Sul vieram do Norte

Foto
Um dos drones caiu em Baengnyeongdo, uma ilha junto à fronteira com a Coreia do Norte Reuters

Os militares da Coreia do Sul que investigaram dois drones "parecidos com brinquedos", encontrados, caídos, numa ilha fronteiriça, concluíram que os aparelhos foram enviados pelo Norte em missão de reconhecimento.

Os drones foram encontrados na segunda-feira, menos de uma hora depois de uma troca de tiros perto da fronteira marítima que os dois países inimigos disputam. Esta troca de tiros seguiu-se ao anúncio, por parte da Coreia do Norte, de que poderia realizar novos testes nucleares – Seul pediu aos habitantes das duas ilhas na zona fronteiriça disputada que se refugiassem em abrigos.

Segundo a agência noticiosa Yonhap, citando fontes não-identificadas do Governo de Seul (Sul), os drones voaram a partir do Norte. Imagens dos aparelhos foram divulgadas – são azuis e semelhantes, na cor e nas pinturas, aos drones que o Governo de Pyongyang mostrou numa parada militar no ano passado.

Segundo o jornal Telegraph, os drones em causa foram modificados para caírem em locais predeterminados, têm uma capacidade de voo relativamente curta e não conseguem transportar com eles qualquer espécie de armamento.

A imprensa estatal norte-coreana anunciou, no ano passado, que o líder, Kim Jung-un, supervisionara um exercício em que, diziam os media oficiais, se simulara um ataque de drones de "alta precisão" contra a Coreia do Sul.

Os especialistas, porém, disseram que os aparelhos encontrados na ilha são modelos antigos, tal como grande parte do vasto equipamento militar de Pyongyang.

"[Os drones] têm capacidade para fazer vigilância, mas não têm alta tecnologia e parecem um brinquedo. Nada têm a ver com produtos como os Predators ou os Global Hawk", disse Kim Hyoung-jong, professor de Ciberdefesa na Universidade da Coreia, em Seul.

Sugerir correcção
Comentar