Sabes onde dormir uma sesta? Diz ao Google Naps

Site disponibiliza um mapa onde os utilizadores podem assinalar os melhores lugares para descansar

Foto
Daniel Munoz/Reuters

As áreas verdes do Parques das Nações, em Lisboa, os bancos do cais de Gaia, junto ao rio Douro, e as praias de Portimão são algumas das zonas ideais para uma sesta. Quem o diz é o Google Naps, que se assume como uma “paródia” ao Google Maps, e que nos indica onde podemos dormir uma soneca no mundo.

A ideia partiu dos holandeses Sergey e Larry, e de “outros googlers”. Os dois jovens explicam desde logo que não têm qualquer ligação ao Google, a não ser como utilizadores, e afirmam querer “pôr um sorriso na cara” dos responsáveis da empresa norte-americana. A Sergey Brin e Larry Page, fundadores da Google, Kakhiel e Venour deixam uma mensagem no site do GoogleNaps: “Olá, por favor não fiquem zangados, isto é apenas uma brincadeira, uma paródia. Não temos intenção de prejudicar a vossa marca nem nada, apenas queremos trazer um sorriso aos fãs do Google. Por isso, por favor não levem isto a tribunal, apenas temos algumas centenas de euros no banco. E também não queremos ir para a prisão porque estamos demasiado ocupados com outras coisas, de momento”.

“Mas sempre que estiverem na Holanda podem fazer uma sesta no nosso sofá, é só enviarem-nos um e-mail. Também podemos fazer café e ovos, caso gostem (por um pequeno preço)”, terminam os dois amigos holandeses.

Foto
As áreas verdes do Parques das Nações, em Lisboa, são aconselhadas para descansar por uns minutos

E como funciona? O trabalho é todo dos utilizadores. Sempre que encontrarem, em qualquer parte do mundo, um lugar perfeito para dormir ao ar livre, ou dentro de portas, podem sinalizá-lo no mapa. Basta carregar na zona ou localidade e automaticamente se abre uma caixa onde deve ser indicado o “tipo de soneca” (no banco, na cama, no campo, na ponte), o nome do utilizador e a razão da escolha. Em seguida surge um ícone com o formato do “tipo de soneca” seleccionado.

Foto
No Porto, um utilizador destacou os bancos no cais de Gaia para descansar

Além desta função, e como os próprios Sergey e Larry sugerem aos senhores do Google – "sempre que estiverem na Holanda podem dormir uma soneca no nosso sofá, se quiserem" –, o Naps poderá ser uma ajuda para viajantes que querem dormir sem custos na casa de alguém, por exemplo.

Em Portugal, alguém propôs um “banco” entre Queluz e a Amadora, e uma “ponte” nos acessos à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. Ainda na capital, há uma zona verde para relaxar junto ao Oceanário, no Parque das Nações. No Porto, um utilizador destacou os bancos no cais de Gaia para descansar. Mais a sul, em Portimão, parece que as praias locais são "óptimas para dormir num dia de Verão".

Sugerir correcção
Comentar