Estes óculos de madeira são fabricados em Barcelos

Com a ajuda da oficina de carpintaria do pai, as irmãs Catarina e Rita criaram a Resso, uma marca de óculos de sol de madeira. Feitos de modo artesanal e com recurso a madeira "de origem sustentável", estão à venda em várias ópticas do Norte do país

Foto
DR

Catarina Rocha e a irmã mais nova, Rita, estavam desempregadas quando se cruzaram, pela primeira vez, com imagens de óculos feitos em madeira num blogue de moda. Gostaram tanto que pediram ao pai, dono de uma oficina de carpintaria, para lhes fazer dois pares. O processo ainda demorou algum tempo mas assim que levaram as peças a uma óptica para as testarem com lentes perceberam tinham um produto viável. A marca Resso está no mercado desde Dezembro de 2013 e as duas irmãs já participaram em feiras de promoção na mesma.

“Gostámos tanto do resultado que pensámos que poderia ser um bom projecto para desenvolvermos, por ser um produto bonito, 'fashion' e ecológico”, descreve Catarina. “Os nossos óculos são feitos de forma artesanal, por isso cada peça é única”, garante a professora do 1.º ciclo, em entrevista ao P3. A madeira utilizada nos mesmos é “100% de origem sustentável e tratada para que resista ao sol, à humidade e a outras variações climáticas” e as lentes, de protecção, são portuguesas. Em todos os óculos, sublinha a barcelense de 35 anos, é possível colocar lentes graduadas.

Todos os óculos são desenhados por Rita, de 22 anos e formada em Turismo, e feitos em Barcelos, pelo pai de ambas e pelo marido de Catarina. É, por isso, um negócio familiar e a principal ocupação de Rita, que também vive em Barcelos.

Foto
A marca Resso foi lançada em Dezembro de 2013 e Catarina e Rita já participaram em várias feiras

Há dez modelos disponíveis e oito tipos diferentes de madeira: pau-ferro, wengué, sucupira, ébano, nogueira, pau-rosa, carvalho e zebranco. O “pack” completo (armações, lentes e estojo em madeira) custa entre 130 e 150 euros e está disponível em várias ópticas do Norte de Portugal — Porto, Braga, Barcelos, Esposende e Paços de Ferreira são apenas algumas das localidades com pontos de venda.

Foto
Em todos os óculos Resso é possível colocar lentes graduadas DR

Além dos óculos, a Resso — cujo nome foi inspirado num dos apelidos das irmãs, Ressurreição — também vende “carteirinhas mágicas”, igualmente de madeira, por 15 euros. Para já, apenas este produto pode ser comprado na Internet, através da página de Facebook.

Foto
Há dez modelos diferentes disponíveis e os preços podem variar entre os 130 e os 150 euros
Sugerir correcção
Comentar