Anacom quer ficha simplificada para serviços de telecomunicações

Regulador quer sistematizar e simplificar informação dos contratos para ajudar os consumidores a fazer "as melhores escolhas".

Foto
Presidente da Anacom diz que acordo de partilha de rede entre PT e Vodafone tem suscitado interesse internacional Público

A Anacom vai colocar em consulta pública a criação de uma ficha simplificada para tornar os contratos de telecomunicações mais transparentes e de fácil análise para os consumidores. Em “defesa dos interesses dos consumidores”, a Anacom pretende exigir “mais transparência aos operadores” de telecomunicações em questões como os períodos de fidelização, a velocidade do acesso à internet, às alterações contratuais e as ofertas anunciadas como ilimitadas, explicou a entidade reguladora numa nota de imprensa divulgada nesta segunda-feira.

O objectivo da Anacom é que a ficha de informação simplificada, idêntica ao que já existe para o sector bancário, seja “obrigatoriamente entregue ao consumidor antes da celebração de um contrato e sempre que se registem alterações ao mesmo”. A Anacom quer um formulário pré-definido com informação simples e normalizada relativamente aos elementos essenciais da oferta de serviços de telecomunicações, que permita aos consumidores fazerem "as melhores escolhas".

Adicionalmente, “o reforço da defesa dos interesses dos consumidores exige a harmonização da informação a disponibilizar nos contratos, nas condições da oferta e na ficha de informação simplificada, a utilização de uma terminologia comum e uma linguagem mais simples”, defende a entidade presidida por Fátima Barros.

Para consagrar estas alterações, a Anacom terá de rever as deliberações sobre contratos e condições das ofertas de telecomunicações. Mas, “antes de avançar com um projecto de decisão nesta matéria”, irá “ouvir o mercado” através de uma consulta pública que decorrerá até dia 30 de Abril.

O objectivo é recolher contributos de vários agentes do mercado, dos operadores de telecomunicações aos utilizadores dos serviços, das associações de defesa dos consumidores às entidades públicas com responsabilidades nesta área.

 

Sugerir correcção
Comentar