DR
Foto
DR

Red Dot distingue design de produto português

Recuperador de calor, assinado por Souto de Moura, está entre os distinguidos com o prémio Red Dot na categoria Design de Produto. Vencedores são oficialmente anunciados em Julho

O recuperador de calor, desenhado por Souto de Moura para a Alba, a papeleira Sheet, com assinatura de Pedro Martins Pereira da Larus, e o analisador bioquímico BA 400, conceptualizado pelo gabinete português Grandesign para a espanhola BioSystems S.A., foram distinguidos este ano com o prémio Red Dot na categoria Design de Produto, que todos os anos premeia algum do melhor design mundial em diferentes áreas. Também o capacete Switx SX.1O da NEXX Helmets recebeu uma menção honrosa.

O Pritzker de Arquitectura 2011 assina o recuperador de calor que tem espaço para armazenar lenha e inclui na porta um puxador com aplicação de madeira que evita que o utilizador se queime. "A elegância da solução de aquecimento, possibilita a sua integração harmoniosa em diferentes ambientes e áreas de estar. A chaminé pode ser oculta, mediante saída de fumos posterior, permitindo maior discrição do equipamento no espaço", refere, em comunicado, a Alba, que está agora a ser recuperada por Pedro Martins Pereira, bisneto do fundador da metalúrgica e fundador e presidente da Larus.

A papeleira Sheet, criada pelo próprio para o Al Shaheed Park, no Kuwait, garantiu mais um Red Dot à empresa de mobiliário urbano de Albergaria-a-Velha. “Pretendemos evocar uma folha de papel dobrada. A ludicidade e simplicidade desse gesto, materializado na quinagem dos cantos da chapa frontal e tardoz, pretendeu assegurar funcionalidade. É um produto que cria uma relação simbólica e empática contra a aversão que as pessoas desenvolvem face aos resíduos. Nesse sentido, creio ser uma abordagem simpática”, refere, em comunicado, Pedro Martins Pereira.

PÚBLICO -
Foto
Papeleira Sheet, da Larus DR

4815 propostas de 53 países. 

PÚBLICO -
Foto
Analisador bioquímico BA 400, da Grandesign e Biosystems DR

Desenhado e construído pela Grandesign, empresa da Marinha Grande pertencente ao grupo Vangest, em estreita colaboração com a catalã Biosystems, o analisador de sangue BA400 pretendeu, desde o início do projecto, combinar "as melhores e as últimas soluções técnicas com o design arrojado", de forma a "fortalecer a usabilidade e singularidade" do produto, como se pode ler na descrição do equipamento. Trata-se de um equipamento clínico para análises bioquímicas, direccionado para diagnósticos "in-vitro" feito em laboratório. 

PÚBLICO -
Foto
Switx SX.10, capacete da NEXX Helmets DR

Já o modelo Switx SX.10, o novo capacete Jet com engenharia da NEXX Helmets e assinatura do designer português Emanuel Rufo, recebeu uma menção honrosa. No Facebook, a empresa destaca o Cooling Cover Tech, "um dos sistemas de ventilação mais avançados alguma vez projectados para um capacete aberto", e as "excelentes soluções de detalhe".

Este ano, o júri do Red Dot Award: Product Design, composto por 40 especialistas mundiais na área, teve de avaliar 4815 propostas oriundas de 53 países. Foram atribuídos 72 Red Dot: Best of the Best, a distinção máxima desta competição. Portugal está, assim, mencionado em três dos 1120 Red Dot atribuídos e numa das 123 menções honrosas. A cerimónia de anúncio e entrega de prémios realiza-se a 7 de Julho, na Alemanha. Segue-se uma exposição que decorre, de 8 de Julho a 3 de Agosto, no Red Dot Design Museum Essen.

Artigo actualizado às 16h46 com novos dados sobre os produtos.