Ilustração: Catarina Sobral vence prémio internacional em Bolonha

A autora portuguesa foi premiada entre 41 ilustradores de todo o mundo, com menos de 35 anos, que participaram na exposição

Foto

A ilustradora Catarina Sobral venceu um prémio internacional de ilustração, atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), com o livro "O meu avô", foi esta quarta-feira anunciado. O prémio, no valor de 21 mil euros, é patrocinado pela editora Fundación SM e destina-se a jovens ilustradores que tenham sido seleccionados para a exposição anual de ilustração da Feira do Livro Infantil, que está a decorrer em Bolonha. 

Catarina Sobral, nascida em Coimbra em 1985, tinha sido seleccionada para a exposição deste ano com ilustrações originais do álbum ilustrado "O meu avô", editado em Fevereiro pela Orfeu Negro.

A autora portuguesa, que assinou apenas três livros para a infância e juventude, foi premiada entre 41 ilustradores de todo o mundo, com menos de 35 anos, que participaram na exposição. 

O júri do prémio, que integrou Roger Mello (Brasil), Sophie Van der Linden (França) e Pablo Núñez (Espanha), elogiou na obra de Catarina Sobral "a referência à tradição gráfica dos anos 1950, com uma interpretação contemporânea, e a composição da imagem baseada em básicas figuras geométricas". Além de "O meu avô" – que deverá ser editada em língua espanhola pela Fundacion SM – , Catarina Sobral é autora dos livros "Greve" e "Achimpa"

A feira do Livro Infantil de Bolonha – a mais importante feira de negócios do mercado livreiro de literatura para crianças e jovens – termina esta quinta-feira.

Sugerir correcção
Comentar