Grupo alemão ara quer criar 50 novos empregos na fábrica de Seia

Marca de calçado investiu três milhões de euros no reforço da produção da fábrica de Seia, que emprega 320 pessoas.

Foto
GABRIEL BOUYS/AFP

O grupo alemão ara instalou um sistema de injecção directa de poliueretano (DIP) na sua unidade fabril portuguesa, com o qual “vai criar mais de 50 novos postos de trabalho” e produzir “mais 600 mil pares por ano”.

Num comunicado divulgado nesta quarta-feira, a ara Shoes Portuguesa revela que, com este investimento, a fábrica ara de Seia ficará com capacidade para produzir 1,4 milhões de pares por ano, “o que representa cerca de 20% da produção anual da marca” alemã.

A fábrica de Seia, activa desde 1991, emprega 320 pessoas e produz diariamente 3500 pares de sapatos, 10 mil pares de solas e dez mil pares de enfustes, que são depois exportados para os diversos mercados onde a fábrica está presente. Em 2012, as exportações superaram os 800 mil pares de calçado, atingindo uma facturação de 20 milhões de euros.

A instalação do sistema DIP permitirá à fábrica aumentar a produção diária para 6500 pares de sapatos e transforma esta unidade numa das “unidades de produção tecnologicamente mais evoluídas do grupo”, refere a ara Shoes Portuguesa.

A ara é uma marca alemã de calçado de conforto e está presente em cerca de 60 países (em Portugal tem cerca de 40 pontos de venda). Em 2012, vendeu cerca de 7 milhões de pares de calçado em todo o mundo, registando um volume de negócios de 202 milhões de euros. 

O grupo ara, que além da ara detém marcas como a Salamander e a Lloyd,  facturou 570 milhões de euros em 2012.

Sugerir correcção
Comentar