Já há uma “app” para encontrares os medicamentos mais baratos

O Infarmed criou uma “app” gratuita, disponível para os sistemas operativos IOS e Android, que permite saber qual o medicamento mais barato para a substância activa prescrita pelo teu médico

Fotogaleria
Poupe na Receita
Fotogaleria
Poupe na Receita

És daqueles que vão à farmácia e têm sempre a sensação de que gastaram mais do que pretendiam? Agora há uma “app” que permite  saber quanto vais gastar (e quanto podes poupar) ao comprares medicamentos. Criada pelo Infarmed, a aplicação “Poupe na Receita” é gratuita e promete ajudar-nos a fazer escolhas “mais económica”. A aplicação, que pode ser usada tanto online como offline, está disponível desde o dia 21 de Janeiro para a versão iOS. Este mês também foi disponibilizada a versão Android.

“A aplicação foi pensada para dar aos utentes uma ferramenta que lhes possibilite o acesso ao preço dos medicamentos, em qualquer local e ter essa informação na palma da mão”, afirma Hugo Grilo, assessor de imprensa da Infarmed, em conversa telefónica com o P3.

Para além desta vantagem, a “app” permite o acesso aos “folhetos informativos” dos medicamentos, a criação de “alarmes” para a toma da medicação, a localização da “farmácia mais próxima”, informações do site do Infarmed através da função “alertas e novidades” e tem, também, um campo destinado a “informações e ajuda”.

“Para consultar o preço do medicamento, o utente pode escolher a opção 'Ativa Scanner' e usar a câmera do seu 'smartphone'. A câmara fará a leitura do código de barras da caixa do medicamento ou o da receita, e dá-lhe informações sobre o medicamento, sobre o medicamento mais barato e, para além disso, permite que o utente possa ir juntando mais medicamentos para perceber quanto gastará no total”, explica Hugo Grilo. Após a leitura código de barras, a aplicação, para além de nos mostrar qual o medicamento mais barato e quanto vamos poupar, indica-nos qual será o preço para os utentes normais e também para os pensionistas.

Depois de teres acesso à informação sobre qual o medicamento mais barato para a substância activa prescrita pelo teu médico, só tens de chegar à farmácia e dizeres que queres “o genérico mais barato” ou então dizeres o nome do laboratório do genérico que aplicação indica como sendo o mais barato. “É possível que a farmácia não tenha esse medicamento, uma vez que isso está previsto na legislação. Nesse caso, o utente pode sempre encomendá-lo e a farmácia, também segundo a legislação, tem, normalmente, 12 horas para o fornecer, caso o genérico não se encontre esgotado”, afirma.

Sugerir correcção
Comentar