São João do Porto com mais de 200 eventos como fogo-de-artifício em parceria com Gaia

A festa contará com o tradicional fogo-de-artifício conjunto que vai unir as duas margens do rio Douro de 23 para 24 de Junho, apelidada como a noite mais longa do ano.

Festas de São João vão ser gozadas num feriado.
Foto
Festas de São João vão ser gozadas num feriado.

A Festa de São João do Porto decorrerá entre 24 de maio e 29 de Junho e terá mais de 200 eventos, incluindo uma sessão de fogo-de-artifício promovida conjuntamente com o município de Gaia.

Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou, esta terça-feira, que a Festa de São João não é uma festa de apenas uma noite, mas de várias semanas. "Herdamos um trabalho magnífico, mas queremos potenciar ainda mais o São João a nível internacional", frisou.

O autarca salientou que o São João é o evento português com maior capacidade de contribuir para a notoriedade internacional do Porto e Norte e que, os últimos estudos registam mesmo um aumento da procura turística nessa altura do ano.

Rui Moreira realçou que o evento tem um retorno "enorme" para a cidade, movimentando hotéis, restaurantes, comércio e transportes.

O presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, presente na apresentação da programação, referiu que os dois municípios estão a estabelecer uma "aliança estratégica". "Queremos promover turisticamente as duas cidades e o São João é um bom ponto de partida", disse.

A festa contará com o tradicional fogo-de-artifício conjunto que vai unir as duas margens do rio Douro de 23 para 24 de Junho, apelidada como a noite mais longa do ano.

O autarca ressalvou a colaboração da Câmara de Gaia na Festa de São João, acrescentando que nesta festa são uma "só cidade". "Só assim faz sentido e, além disso, ganhamos escala", disse.

Partilhando da sua opinião, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, frisou que a cidade tem muito a ganhar e a contribuir para o São João. "É a lógica da complementaridade", declarou.

Acrescentando que "o fogo-de-artifício é o momento alto da festividade, onde não haverá lugar à disputa de municípios ou vaidades pessoais".

Com um orçamento de 250 mil euros, havendo um aumento de verbas dos patrocinadores, a programação apresenta, este ano, os Concertos Aliados, de 20 a 22 de Junho, com os GNR, Os Azeitonas e Ana Moura. A festa contará ainda com a presença de o DJ internacional Bob Sinclar de 23 para 24 de Junho.

A 3.ª Edição do festival Optimus Primavera Sound, um conjunto de concertos em locais emblemáticos e Serralves em Festa são outras das propostas do São João.

As seis semanas de festa contemplam ainda a Corrida e as Rusgas de São João, Ranchos em Arruada e Festa da Caricatura Porto Cartoon. 

Sugerir correcção