Porto, uma cidade gráfica online

A página "Um Porto Gráfico"conta já com quase dois mil gostos no Facebook. O objectivo é recolher as tipografias da cidade e mostrar o passado que continua presente

Um Porto Gráfico
Fotogaleria
Um Porto Gráfico
Um Porto Gráfico
Fotogaleria
Um Porto Gráfico

João Mota tem 22 anos e é licenciado em Design de Comunicação. É ele o criador da página de Facebook "Um Porto Gráfico", que junta fotografias de diferentes tipografias da cidade.

A página foi criada como projecto final da licenciatura na Escola Superior de Artes e Design (ESAD). "Tínhamos de criar uma publicação, o tema era completamente livre e eu como quase todos os dias estou aqui na cidade do Porto reparei que há imensos edifícios devolutos com letreiros fantásticos".

Hoje, a página conta com quase dois mil gostos e o criador admite que a experiência tem sido "fantástica". "Nunca esperei que de uma ideia da faculdade surgisse um projecto que fosse tão abrangente para o Porto inteiro", conta.

As fotografias são da autoria de João Mota, que também faz o tratamento das imagens. Sobre as fotografias de que mais gosta, João confessa: "Tenho várias fotografias preferidas. Gosto muito de uma da Rua Cândido dos Reis, da Residencial Caldeira, em frente ao ICBAS".

Agora, João Mota gostava de "tornar o projeto em algo mais material como um livro". Aliás, já foi abordado por várias pessoas que gostavam de adaptar o projecto a outras cidades. Seja qual for o futuro, ele quer continuar a mostrar o passado presente na cidade do Porto.

Sugerir correcção
Comentar