Michael Dalder/Reuters
Foto
Michael Dalder/Reuters

Queres estagiar no Reino Unido com uma bolsa de 1500 euros?

A Associação Portuguesa de Estudantes e Investigadores no Reino Unido (PARSUK) regressa com a iniciativa PARSUK Xperience, uma oportunidade de estagiar ou orientar estágios de Verão em universidades do Reino Unido

A iniciativa Parsuk Xperience — promovida pela Associação Portuguesa de Estudantes e Investigadores no Reino Unido (PARSUK) — oferece oportunidades para realizar ou orientar estágios de Verão remunerados em estabelecimentos de ensino no Reino Unido. Os candidatos a orientadores de estágio devem ter doutoramento, ou serem doutorandos, e apresentar os seus projectos até 28 de Março. Já os candidatos a estágio têm um prazo mais alargado, podendo seleccionar com calma quais são os projectos que lhes interessam e submeter candidaturas até 2 de Maio. 

Esta é a segunda edição do PARSUK Xperience, um estágio de Verão no Reino Unido, que se realiza entre Julho e Setembro de 2014, com a atribuição de uma bolsa no valor de 1500€ para o aluno escolhido e de 250€ para o orientador seleccionado. Este programa é dirigido a membros PARSUK a fazer investigação no Reino Unido e a estudantes de licenciatura ou mestrado de universidades portuguesas.

O projecto está dividido em duas fases. A primeira é destinada à submissão dos projectos, para os estudantes doutorados interessados em orientar um aluno, que termina no dia 21 de Março. “Todos os projectos propostos [por candidatos a orientadores] serão publicados, desde que cumpram as condições mínimas de qualidade e exequibilidade no tempo previsto “, explica ao P3 Joana Flores, vice-presidente da PARSUK.

A segunda fase consiste no período do concurso para os estudantes de licenciatura ou mestrado, candidatos ao estágio, que começa no dia 1 de Abril e termina a 2 de Maio.

Após o sucesso que tiveram na primeira edição, com cinco projectos possíveis e mais de 50 candidaturas de estudantes, este ano, a PARSUK está com grandes expectativas. “Gostaríamos de oferecer um maior número de projectos, particularmente em áreas não biológicas. Esperamos que as candidaturas da parte de estudantes em Portugal aumentem. Aliás, já fomos contactados por vários deles com pedidos de informação sobre o programa”, conta ao P3.

Um estágio de Verão no Reino Unido

Qualquer projecto, de qualquer área disciplinar, pode ter um projecto, desde que cumpra todos os critérios presentes no regulamento desta edição do PARSUK Xperience e também “dependo da disponibilidade de membros PARSUK a trabalharem nesse tema para serem supervisores”. “Dado que a maioria dos membros PARSUK faz investigação na área das ciências biológicas, esperamos que a maioria dos projectos surjam nessa área, mas incentivamos todos os nossos membros a apresentarem a sua candidatura”, explica a vice-presidente.

No que diz respeito à selecção do estudante candidato à bolsa vão considerar factores como “a média do curso”, o currículo e a entrevista, bem como a “motivação para fazer o projecto”. No final, a comissão da PARSUK, juntamente com o orientador farão a avaliação final.

A PARSUK “compromete-se a financiar pelo menos uma bolsa PARSUK Xperience”. Contudo, dependendo da disponibilidade de financiamento e possíveis patrocinadores, poderá financiar uma ou duas bolsas adicionais. “Neste contexto, estamos  à procura de potenciais parceiros que queiram associar-se ao PARSUK Xperience e contribuir para o suporte financeiro de bolsas”, adianta a vice-presidente.

Notícia actualizada em 23/03/14 - O prazo de candidatura à orientação de estágios foi estendido até 28 de Março.