Estrada cortada há um mês ameaça economia local na Sertã

O alerta foi dado por Diamantino Pina, presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.

Foto

A derrocada de uma barreira de terras e pedras mantém há um mês cortada ao trânsito a Estrada Nacional (EN) 238, em Cernache do Bonjardim, Sertã, com o presidente da autarquia a alertar que a economia local está em vias de colapsar.

Segundo o presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP), a vila, com cerca de três mil habitantes, "está isolada" há um mês.

O corte da estrada entre as povoações de Roda e Vale da Ursa, em Cernache, e que faz a "normal ligação" a Ferreira do Zêzere, Tomar, Fátima e Lisboa, tem provocado "prejuízos e transtornos terríveis" à economia e às populações, disse Diamantino Pina.

"As viaturas ligeiras são forçadas a desviar por uma estrada alternativa, com maior número de quilómetros e com mais demora no percurso, e as viaturas pesadas e de transportes públicos têm de percorrer mais algumas dezenas de quilómetros pelo desvio por Vila de Rei, com um acréscimo incomportável de tempo e de despesas", observou. A economia local "não está a aguentar, está mesmo em vias de colapsar", frisou o autarca.

O aluimento de uma barreira para a EN 238, no dia 13 de Fevereiro, arrastou para a estrada toneladas de pedras e terra, tendo sido interditada a circulação automóvel naquela via, com os trabalhos de remoção a serem prejudicados pela instabilidade dos terrenos e pelo desmoronamento de outras barreiras, na mesma estrada.

A Ascendi informou no dia 27 de Fevereiro que o desvio de tráfego e as obras de requalificação e desobstrução da EN 238 iriam demorar cerca de dois meses, prazo justificado com a "complexidade" da intervenção.

"A população não vai esperar pelos dois meses e vai protestar, porque com esse espaço de tempo a economia local não vai aguentar", alertou Diamantino Pina.

O autarca disse, ainda, que, em reunião do executivo da UFCBNP, foi aprovado um voto de protesto contra a Ascendi, pela "passividade e falta de celeridade com que tem tratado o assunto da derrocada" da EN 238.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes (PSD), disse que a actual situação "põe a nu as fragilidades da via e a necessidade urgente da sua requalificação", tendo feito apelos ao Governo para uma intervenção "tão necessária quanto urgente". 

Sugerir correcção
Comentar