Talkfest alargou as fronteiras e está "mais internacional"

A edição de 2014 do único fórum português dedicado aos festivais de música traz algumas novidades.

Foto
Manoel Roberto

Arrancou esta quinta-feira o terceiro ano do Talkfest' – o fórum que se realiza anualmente desde 2012 e que se dedica ao futuro dos festivais de música em Portugal. Até 15 de Março o evento vai dividir-se entre o ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão e em dois espaços da Reitoria da Universidade de Lisboa – o Salão Nobre e a Aula Magna.

O Talkfest alargou mais os horizontes e edição deste ano vai contar com um dia internacional, resultante de uma parceria com a Festival Awards, Ltd. “Esta edição cresceu bastante e decidimos trazer algo mais internacional”, diz ao PÚBLICO por telefone Tiago Fortuna, do gabinete de imprensa do Talkfest.

Martin Elbourne, booker do festival de Glastonbury e que em 1982 produziu o festival WOMAD com Peter Gabriel, é um dos nomes de relevo que terão a palavra no dia internacional, juntamente com James Dury, jornalista e director da Festival Awards, Ltd.

Vítor Belanciano, jornalista e crítico de música no PÚBLICO também consta da programação do evento e foi o moderador da primeira conferência que abriu Talkfest'14 – esta quinta-feira às 9h30  –, que incidiu sobre a evolução dos festivais de nicho.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Além das já habituais conferências – que segundo Tiago Fortuna são “o momento Premium” do Talkfest pela “grande interacção e porque geram discussão e diferentes pontos de vista” – há novas secções. São elas: "Documentários", com exibições esta quinta e sexta-feira, no ISEG; "Pros", um espaço onde haverá apresentações profissionais e algumas promoções relativas a festivais de música (e que se vai realizar também no ISEG nos dois primeiros dias do fórum); e, por fim, o espaço "Seminários" a decorrer no último dia.

No espaço “Documentários” haverá algumas estreias absolutas em Portugal, entre as quais Glastonbury The Movie: In Flashback;  Festival Au Desert – The last song before the warCoachella e Off Festival. No espaço “Seminários” destaca-se a participação de dois membros da banda Deolinda, Ana Bacalhau (vocalista) e Pedro Silva Martins (compositor), no seminário The World Music, in the Interpreter and the author.

Para terminar, dia 15, às 21h30, começam os concertos com Los Waves, Brass Wires Orchestra e Octa Push – cada uma das três bandas estreará em palco novos temas –, e ainda DJ Ride ou Lionskin.

Sugerir correcção
Comentar