Mr. Hublot, Hayao Miyazaki e Estúdios Aardman juntam-se à Pantera Cor-de-Rosa na Monstra

Cinema de animação regressa esta quinta-feira a Lisboa com o festival Monstra, que homenageia o cinema húngaro na sua 13.ª edição

Foto
Asas do vento, de Hayao Miyazaki DR

A antestreia do derradeiro filme de Hayao Miyazaki, a curta-metragem premiada nos Óscares, os filmes dos estúdios Aardman e os 50 anos da Pantera Cor-de-Rosa fazem o Monstra Festival de Animação de Lisboa, que começa esta quinta-feira.

A 13.ª edição do festival, concentrada no cinema São Jorge, dedicará uma homenagem ao cinema húngaro, exibindo uma retrospectiva dos últimos 50 anos, a mais recente produção do país e convidando alguns realizadores e artistas, como Ferenc Cakó, considerado um dos mestres do cinema de animação com areia.

Inserido na secção Monstrinha, dedicada ao público mais novo, o festival contará com a antestreia de Asas do vento, o filme com o qual o realizador japonês Hayao Miyazaki anunciou a despedida do cinema de animação.

Este ano, o Monstra contará, pela primeira vez, com competição de longas e curtas-metragens de animação. Nas curtas internacionais estará Mr. Hublot, de Laurent Witz, que recebeu este ano o Óscar de melhor curta-metragem de animação, e também Feral, de Daniel Sousa, candidato ao mesmo galardão.

Nas curtas-metragens nacionais, foram apenas selecionados dois filmes: Ana - um palíndromo, de Joana Toste, e Carrotrope, de Paulo D'Alva.

Entre as sete longas-metragens em competição estão Pinocchio, de Enzo Dalò, a produção brasileira O menino e o mundo, de Alê Abreu, e Tia Hilda, de Jacques Rémy Girerd e Benôit Chieux.

A extensa programação de cinema assinala ainda os 70 anos de Animal Farm, de John Hallas, a partir de uma obra de George Orwell, e contará com a presença de Merlin Crossingham, o diretor de criação dos estúdios Aardman, do Reino Unido, onde nasceram as personagens Wallace & Gromit e a Ovelha Choné.

O Monstra decorrerá até ao próximo dia 23 com programação no Museu das Marionetas, no Teatro Meridional e em várias escolas de Lisboa e de Almada.

 

Sugerir correcção
Comentar