Os vinhos portugueses vão ser a estrela do primeiro evento entre os jornais PÚBLICO e O Globo

Com vinhos de 50 produtores portugueses e o "copo inteligente”, o Rio Vinhos Portugal pretende atrair mais de cinco mil pessoas.

Foto
O primeiro evento da parceria PÚBLICO e O Globo, no Rio de Janeiro, pretende atrair mais de 5 mil pessoas Nelson Garrido

Numa iniciativa inédita, dois órgãos de comunicação social de dois países juntam-se num evento que, durante três dias, vai colocar o vinho de Portugal na agenda do Rio de Janeiro. O Rio Vinhos Portugal, que resulta de uma parceria entre o PÚBLICO e o jornal carioca O Globo, vai reunir entre 40 e 50 produtores nacionais num mercado que terá lugar no Palácio São Clemente, residência oficial do Cônsul de Portugal no Rio de Janeiro.

O evento, que conta com o apoio da ViniPortugal, responsável pela promoção mundial da marca Vinhos de Portugal, tem como ambição atrair mais de cinco mil consumidores e profissionais entre os dias 23 e 25 de Maio.

Além do mercado, haverá cursos para iniciantes no âmbito da Academia de Vinhos de Portugal desenvolvidos pela ViniPortugal, provas de vinhos conduzidas pelos críticos dos dois jornais. Os temas das provas vão da nova geração de enólogas portuguesas ao vinho da Madeira, passando pelos tintos nacionais e os espumantes. Haverá também a prova especial “Os Porto das Copas”, com vinhos do Porto dos anos em que o Brasil venceu o Mundial de futebol – 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Para os profissionais haverá sessões de Degustação Rápida (Speed Tasting) em que os produtores terão a oportunidade de organizar provas dirigidas a bares e restaurantes do Rio de Janeiro. Também haverá uma área dedicada à experiência do vinho do Porto.

O evento pretende aumentar a visibilidade e o consumo dos vinhos portugueses no Rio de Janeiro e no Brasil, num ambiente descontraído com tecnologia inovadora, mostrando um Portugal moderno.

O "copo inteligente" (Smart Wine Glass), uma nova tecnologia portuguesa, será usado pela primeira vez no Brasil. Com este copo, o visitante receberá no seu email todas as informações dos vinhos que provar, o seu preço e onde os poderá comprar. O "copo inteligente" é uma tecnologia desenvolvida pela empresa portuguesa Adegga.com e acaba de ganhar o prémio de inovação do Wine Business Innovation Summit, em Munique, Alemanha.

Rio Vinhos Portugal é o primeiro evento realizado pelo PÚBLICO e O Globo. A parceria entre os dois faz parte da estratégia de expansão do jornal português para o Brasil, na qual está prevista uma série de parcerias em vários estados do país. No Rio, o PÚBLICO entra com o know-how dos seus críticos e a sua extensa tradição de cobertura do sector do vinho, principalmente com o suplemento Fugas. O Globo é um dos jornais mais conceituados do Brasil, com experiência em grandes eventos que mobilizam a cidade do Rio de Janeiro, como o Rio-Gastronomia e o Rio-Design.

Os dois jornais vão publicar um suplemento especial Rio Vinhos Portugal, que será coordenado pelo jornalista do PÚBLICO Manuel Carvalho, com uma tiragem de 210 mil exemplares. A audiência na versão impressa é de aproximadamente 1,2 milhões de leitores. No suplemento, serão apresentados os vinhos e as regiões que estarão no evento. Durante todo o mês de Maio haverá reportagens especiais sobre vinhos e Portugal. O site do jornal tem 20,6 milhões de visitantes únicos.O PÚBLICO é um dos principais diários portugueses, número um no ranking de sites noticiosos, com mais de 3 milhões e meio de visitantes únicos, 14% deles do Brasil.

Os vinhos portugueses detêm uma quota de 12.5% do mercado brasileiro, ocupando a quarta posição entre os principais fornecedores do país logo após o Chile, a Argentina e a França. Mais destacada é a posição dos vinhos nacionais no mercado do estado do Rio de Janeiro. No ano passado, 29% do vinho comercializado no mercado carioca era de proveniência portuguesa. As inscrições terminam no dia 14, próxima sexta-feira. Os produtores portugueses podem inscrever-se directamente na ViniPortugal, através do email [email protected]
 
Notícia corrigida às 10h40: A presença de Dirceu Viana Júnior, único Master of Wine brasileiro, ainda não está confirmada.