Festa do Avante! marcada para 5, 6 e 7 de Setembro

Os 40 anos do 25 de Abril vão ser o tema central do evento comunista.

Fotogaleria
Fotogaleria
Carlos Lopes/Arquivo

A Festa do Avante! 2014 vai decorrer entre os dias 5 e 7 de Setembro. Será a 38.ª vez que a Quinta da Atalaia, no Seixal, receberá a festa organizada pelo Partido Comunista Português.

Na página oficial do evento no Facebook pode ler-se que a “festa já mexe”, tendo sido, além da confirmação da data, apresentado o cartaz da próxima edição. 

No ano em que se comemoram os 40 anos da “revolução dos cravos”, a organização não vai passar ao lado desse marco histórico e escolheu o slogan "Festa do Avante! a Festa de Abril" para o poster do evento, sendo esse o tema transversal a todo o encontro. Conforme se pode ler na nota enviada à imprensa, a Festa do Avante! de 2014 “dará centralidade aos valores de Abril no futuro de Portugal, nas suas diversas dimensões, olhando a história, o presente e projectando o futuro, em festa e em luta”.

É ainda lembrada “a longa noite fascista, os resistentes e o papel do PCP, mas também o processo revolucionário”, que celebrou as “conquistas e os avanços sociais, económicos e políticos”. Conquistas que têm assistido a um “retrocesso imposto pela política de direita” do actual Governo.

O mesmo documento realça os “ataques aos direitos dos trabalhadores e do povo” neste último ano, nomeadamente através do “pacto de agressão das troikas estrangeira e nacional” e dos “ataques à Constituição de Abril”. Mas as lutas – “da juventude, dos trabalhadores, dos reformados, dos pequenos e médios empresários, forças e serviços de segurança, homens e mulheres da cultura” – também se têm intensificado progressivamente por todo o país, acredita o PCP.

“De tudo isto tratará a Festa do Avante! 2014: do povo português e da sua luta, da sua cultura, a dança, a música, o teatro, a poesia, a fotografia e as artes plásticas, a gastronomia, a ciência, o desporto e também a luta e a cultura de outros povos de todo o mundo”, finaliza o gabinete de imprensa do PCP.

Sugerir correcção
Comentar