Ainda não tenho uma PS4

Se tudo correr como previsto, o meu salto para a Playstation 4 ainda vai demorar mais um bocado...

Foto
DR

Talvez a pergunta que me façam mais vezes é se já tenho uma Playstation 4. A minha resposta é sempre a mesma: “Não, não tenho, nem penso comprar uma brevemente”. Claro que o preço está longe de ser o mais convidativo, afinal, a consola custa quase tanto como um ordenado mínimo. Mas, nem sequer é essa a minha principal razão.

Na minha modesta opinião, faltam sair os jogos que me façam ver as verdadeiras potencialidades do sistema. Aqueles títulos que sejam realmente “next-gen”. Por outras palavras, uma experiência tão única que seja mesmo necessário comprar uma Playstation 4. Mas, por enquanto, não há nada que justifique plenamente esse investimento. Atenção, não estou a dizer que os jogos que existem actualmente no mercado são maus, aliás, até mesmo na PSN existem opções interessantes (como o Resogun). O meu maior problema é que não são uma diferença tão grande da Playstation 3 ou semelhantes.

Como já ando nisto há vários anos sei que os títulos de lançamento e mesmo durante os primeiros meses estão longe de demonstrar o verdadeiro potencial duma consola. É preciso dar tempo aos estúdios para se habituarem a novas possibilidades e, evidentemente, isso não acontece de um dia para o outro. Lembram-se dos títulos de lançamento da Mega Drive? Ou da NES? Ou mesmo do ZX Spectrum? Estavam todos longe de ser realmente extraordinários. Aliás, de todos os sistemas, talvez a única excepção foi a campanha de lançamento da Dreamcast; essa sim, tinha mais que razões para eu ter sido um “first day adopter”. Quanto ao resto, dou o exemplo em concreto da Playstation 2, a consola mais vendida de sempre, teve títulos de lançamento como Smuggler's Run, Fifa 2001, Orphen ou Aqua Aqua. Nenhum era realmente mau, mas, longe de serem aliciantes ou capaz de provar as verdadeiras potencialidades do sistema. No entanto, quando saíram videojogos como GTA III, Jak and Daxter, Ico, GT 4... estavam ali razões mais que suficientes para comprar a consola.

Por isso, até ao dia em que realmente vir os jogos definitivos a chegar na Playstation 4 não a vou comprar. Talvez esses títulos estejam bem perto, pois brevemente teremos Infamous: Second Son (na foto), e um pouco mais tarde The Divison e Watch Dogs. São este tipo de títulos que podem representar a primeira grande frente dos “next gen” que estão para chegar.

Também é verdade que, por enquanto, a geração anterior ainda vai ter um bom suporte durante, pelo menos, mais um ano. Por isso, se tudo correr como previsto, o meu salto para a Playstation 4 ainda vai demorar mais um bocado.

Sugerir correcção
Comentar