Estão a chegar camiões cheios de soldados russos à Crimeia, diz polícia fronteiriça ucraniana

Ianukovitch escreveu uma carta a Putin pedindo-lhe que intervenha militarmente na Ucrânia. A Marinha russa tinha dado um prazo para as forças ucranianas na Crimeia apresentarem a rendição.

Fotogaleria
Comandos pró-russos junto de uma base da guarda costeira ucraniana na Crimeia ALEXANDER NEMENOV/AFP
Fotogaleria
Comandos pró-russo na Crimeia Baz Ratner/Reuters
Fotogaleria
Soldados ucranianosna base militar de Bakhchisaray GENYA SAVILOV/AFP

Tropas russas assumiram o controlo da posto fronteiriço junto ao ferry que faz a ligação entre a Cimeia e a Rússia e estão a trazer para o lado ucraniano camiões chieos de soldados russos, alertou a polícia de fronteiras ucraniana, citada pela Reuters. O embaixador da Rússia nas Nações Unidas anunciou no Conselho de Segurança que o Presidente deposto da Ucrânia enviou uma carta a Vladimir Putin pedindo-lhe que use a força militar no seu país.

Vitaly Churkin fez o anúncio numa reunião do Conselho de Segurança, em Nova Iorque, convocada a pedido da Rússia. É de notar que Viktor Ianukovich, na conferência de imprensa que deu já Rússia a 28 de Fevereiro, em Rostov-on-Don, garantiu que "nunca teve intenção de pedir uma intervenção militar à Rússia" e também que não iria aceitar “qualquer tentativa para uma intervenção que quebre a integridade territorial do país”. Mas também se mostrava "surpreendido" por ainda não se ter encontrado pessoalmente com o Presidente russo.

Agora, na carta que terá enviado a Putin e que Churkin revelou nas Nações Unidas, Ianukovich apela à intervenção russa para restaurar a lei e a ordem. "Como representante legitimamente eleito, considero que os acontecimentos em Kiev deixaram a Ucrânia à beira de uma guerra civil. Os direitos dos habitantes da Crimeia estão a ser postos em causa. Há actos de violência e de terrorismo, cometidos sob a influência de países Ocidentais".

A Marinha russa tinha dado um prazo para as forças ucranianas na Crimeia apresentarem a rendição. Naquela que é a declaração mais frontal até agora, o comandante da Frota Russa no Mar Negro exigiu a obediência das forças que ainda são fiéis a Kiev até às 5 horas da manhã (3h em Portugal). Se tal não acontecer, "será lançado um assalto real contra às unidades e secções das forças armadas ucranianas em toda a Crimeia", segundo Aleksandr Vitko, citado pela Interfax-Ucrânia.

O Ministério da Defesa veio negar que tenha lançado o ultimato, através do porta-voz que, em declarações ao jornal russo Vedomosti, considerou a notícia "um absurdo total". No entanto, vários correspondentes têm referido que, nos últimos dias, as forças russas já tinham lançado ultimatos às bases por onde passaram, e mesmo quando os prazos não foram respeitados nada aconteceu. Jornalistas que estiveram perto dos navios ucranianos esta segunda-feira afirmam terem ouvido o ultimato através de megafones.

site da estação britânica noticiou que duas grandes bases militares ucranianas estão cercadas por tropas russas e grupos militarizados locais, que exigem aos soldados ucranianos que cortem com as autoridades de Kiev e passem a obedecer ao governo local, pró-russo.

As forças militares russas recém-chegadas à Crimeia são em número muito superior ao dispositivo armado ucraniano, segundo a estação. Guardas fronteiriços ucranianos acusaram na manhã desta segunda-feira a Rússia de bloquear as telecomunicações em partes da Crimeia e denunciaram movimentos navais no Mar Negro, junto a Sebastopol. Alertaram também para a presença de veículos armados no canal de Kerc, no leste. Mais tarde, o ministro da Defesa acusou aviões russos de terem violado o espaço aéreo ucraniano sobre Mar Negro, durante a noite de domingo.

"A situação na Crimeia continua tensa e a presença militar russa está a aumentar", afirmou o Presidente interino ucraniano, Oleksander Turchinov. "Peço à liderança da Rússia: parem as acções provocatórias, a agressão e a pirataria. Isto é um crime e irão pagar por ele", disse Turchinov, que confirmou que a situação noutras regiões do Leste e Sul do país está "difícil".

O primeiro-ministro ucraniano Arseny Yatseniuk disse entretanto que o seu país não desistirá da Crimeia. “Ninguém vai dar a Crimeia a ninguém”, disse. Um conflito na Ucrânia destruirá - acrescentou - a estabilidade regional. No domingo, o Presidente interino da Ucrânia, Oleksander Turchinov, pôs o exército em alerta máximo e ordenou a mobilização de reservistas.

Pelo mesmo tom alinhou Iulia Timochenko, uma das principais líderes da oposição que depôs Viktor Ianukovich e provável candidata presidencial. Em entrevista à CNN, Timochenko apelou "aos líderes mundiais para usar todas as possibilidades para impedir a Ucrânia de perder a Crimeia".  "Se os instrumentos da diplomacia não funcionam, se todas os instrumentos negociais não funcionam, e se as relações pessoais com Putin não funcionam, então o mundo tem de aplicar vias mais fortes", afirmou.

A BBC noticiou que não foram disparados tiros mas que a Crimeia está, de facto, sob controlo russo. O chefe da diplomacia do Governo de Londres, William Hague, disse também que tropas russas têm já o controlo operacional da região e qualificou a situação na Ucrânia como a maior crise já vivida pela Europa no século XXI.  

Centenas de pró-russos tomaram de assalto o edifício da administração regional de Donetsk, no Leste da Ucrânia, segundo a AFP. Antes, manifestantes concentrados no local tinham apelado aos funcionários para ignorarem a nomeação do novo governador nomeado pelo poder interino de Kiev, noticiou a agência Itar-Tass. No edifício está há três dias hasteada a bandeira russa.

"Concordância de pontos de vista"
A Rússia e a China estão de acordo sobre a situação na Ucrânia - informou o Governo de Moscovo, numa altura em há informações de que forças russas assumiram o controlo da Crimeia.

O acordo de pontos de vista entre a Rússia e a China foi anunciado num comunicado do ministério russo dos Negócios Estrangeiros, segundo o qual, numa conversa telefónica entre os ministros Serguei Lavrov e Wang Yi foi sublinhada a “grande concordância de pontos de vista da Rússia e da China sobre a situação”.

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, reafirmou entretanto a defesa da legitimidade do destituído Presidente Viktor Ianukovich e o não reconhecimento das novas autoridades de Kiev. E o ministro das Finanças, Anton Siluanov, disse que o governo de Moscovo tomará uma decisão sobre ajuda financeira à Crimeia até ao fim desta segunda-feira.

Numa entrevista à BBC, William Hague manifestou preocupação pela “possibilidade de movimentações russas noutras partes da Ucrânia”. O responsável pelos Negócios Estrangeiros do Reino Unido disse que apesar da Rússia ter legalmente direito a manter tropas na região, o governo de Moscovo deve ordenar o seu regresso às casernas.

Moscovo considera declaração de Kerry "inadmissíveis"

Fontes governamentais dos Estados Unidos, que têm mantido contactos com os seus aliados, fizeram saber que Washington privilegia o recurso a pressões económicas a eventuais medida de carácter militar. Mas as palavras que o secretário de Estado de Washington, John Kerry, proferiu no domingo suscitaram reacções de Lavrov, que vê nelas ameaças à Rússia que são "inadmissíveis". Kerry qualificou o que está a acontecer na Ucrânia e a autorização do Parlamento de Moscovo ao Presidente, Vladimir Putin, para enviar tropas para a Ucrânia como um “incrível acto de agressão”.

"Para além de não ter a cimeira do G8, o Presidente Vladimir Putin pode não ficar sequer no seio do G8", avisou John Kerry. "Se quer ser um país do G8, tem de se comportar como um país do G8". O secretário de Estado vai a Kiev na terça-feira para se encontrar com o novo governo interino.

O Presidente Barack Obama falou no domingo com os chefes de governo do Reino Unido, David Cameron, e da Alemanha, Angela Merkel, e com o Presidente da Polónia, Bronislaw Komorowski. Todos concordaram que o "diálogo entre a Rússia e a Ucrânia deve começar de imediato, se necessário com mediação internacional".  Os aliados manifestaram "grave preocupação" pelo que está a acontecer na Ucrânia e expressaram o seu apoio às autoridades interinas de Kiev e aos seus esforços para realizarem eleições em Maio - anunciou a Casa Branca. Prometerem igualmente apoio financeiro à estabilização económica do país. 

Serguei Lavrov rejeitou também esta segunda-feira, numa reunião sobre direitos humanos em Genebra, as acusações de que a Rússia está a agredir a Ucrânia e acusou o Ocidente de colocar o seu “calculismo geopolítico” acima do destino do povo ucraniano.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, decidiu enviar à Ucrânia o seu número dois, Jan Eliasson, para avaliar a situação no terreno. E declarou que vai pedir a Lavrov para a Rússia se abster de actos ou retórica que contribuam para aumentar a escalada da crise e procurar o diálogo com as novas autoridades de Kiev.

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, apelou a uma solução política e diplomática que salvaguarde a soberania e a integridade territorial do país e condenou a escalada militar na Crimeia. A posição do chefe do executivo português foi transmitida aos jornalistas no final de uma reunião com o primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel. "A situação na Ucrânia merece a maior atenção. Os acontecimentos recentes na Crimeia colocam em causa a manutenção da paz e segurança internacional. Portugal continua a acreditar na necessidade de se encontrar uma solução política e diplomática que preserve a unidade da integridade territorial e da soberania da Ucrânia", declarou.

Uma equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI)  deve chegar terça-feira à Ucrânia para discutir um plano de ajuda às novas autoridades que pediram assistência financeira à instituição. A missão deve fica rno país até dia 14 de Março e "discutirá as reformas que possam servir de base a um programa de ajuda".

Sugerir correcção
Comentar