Câmara de Oeiras extingue autocarros sociais mas promete procurar alternativas

A autarquia justificou a decisão com a falta de emissão das aprovações necessárias pelas entidades licenciadoras para renovar o contrato com a Vimeca.

Foto
Câmara de Oeiras já entregou 32 viaturas, por fim de contrato, e outras 57 foram desafectadas para outros serviços Pedro Cunha

A Câmara de Oeiras anunciou nesta sexta-feira a suspensão dos autocarros sociais Combus, criados pela autarquia, devido à "impossibilidade de renovação" do contrato com a parceira rodoviária Vimeca, mas prometeu procurar alternativas.

A autarquia justificou a decisão com a falta de emissão das aprovações necessárias pelas entidades licenciadoras para renovar o contrato com a transportadora Vimeca, cujo prazo terminou a 31 de Janeiro.

"Apesar das diligências levadas a cabo no sentido de ser resolvida a situação, não restou ao município de Oeiras outra alternativa senão proceder à extinção do serviço", refere a câmara em comunicado.

No entanto, o município adianta ainda que está, em conjunto com a Vimeca, a "estudar alternativas que permitam a manutenção das ofertas de mobilidade que o serviço Oeiras Combus proporcionava, apoiando os cidadãos com maiores dificuldades financeiras e de mobilidade".

A operar em todo o concelho desde Junho de 2007, o Combus consistia na disponibilização de carreiras urbanas de transporte colectivo com benefícios sociais.

A Câmara de Oeiras vê a existência deste tipo de serviço como "fundamental" por "colmatar lacunas relativamente à rede de transportes públicos existente".

Sugerir correcção
Comentar