Exportações portuguesas para Espanha cresceram 12,9% em 2013

AICEP afirma que o crescimento das trocas comerciais entre os dois países denota a recuperação de ambas as economias.

Foto
As duas organizações operavam no sector dos hidrocarbonetos (gasolina e gasóleo) Bernadett Szabo/Reuters

As exportações portuguesas para Espanha aumentaram 12,9% em 2013, devido em grande parte ao crescimento das vendas de petróleo e derivados, tendo crescido 4,7% sem este sector, segundo dados da AICEP em Madrid.

Uma nota de análise do comportamento das trocas bilaterais em 2013, enviada à Lusa, refere que o comportamento das vendas a Espanha é especialmente significativo num contexto em que, globalmente, as importações espanholas caíram 1,3% e as compras à União Europeia aumentaram 1,3%.

"O apreciável aumento das trocas comerciais com Espanha denota a recuperação, ainda que ténue, das economias dos dois países, alicerçada em grande medida no sector externo", considera a análise do escritório da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) na capital espanhola.

"No caso das exportações portuguesas para Espanha, é assinalável a correlação directa entre os sectores exportadores mais dinâmicos (produtos de consumo, bens de equipamento, produtos alimentares e sector automóvel) e o aumento substancial das exportações espanholas. Tal deve-se ao grau de integração profundo das duas economias ao nível das cadeias de valor e/ou fornecimento das empresas", sublinha.

Segundo o Ministério da Economia e Competitividade de Espanha, as exportações espanholas para Portugal cresceram 14,6% em 2013 para 17.485,6 milhões de euros, enquanto as importações aumentaram 12,9% no mesmo período para 9814,3 milhões de euros.

Portugal, como uma quota de 7,5%, foi o 3.º destino das vendas espanholas, ultrapassando a Itália, e mantendo a 8ª posição como fornecedor, com uma quota de 3,9% sobre o total.

Em termos mensais, as compras espanholas a Portugal em Dezembro cresceram 13,2% e as exportações para Portugal aumentaram 36,9%, face a igual mês de 2012, com o sector automóvel a ser responsável por este "relevante aumento das exportações espanholas".

É de assinalar que, do incremento total de 1121 milhões de euros observado nas importações espanholas de Portugal, 715 milhões (cerca de 64%) se deveram a compras de produtos energéticos, fundamentalmente petróleo e derivados. Os produtos energéticos representaram cerca de 11% do total das importações espanholas de Portugal em 2013, tendo crescido quase 200% relativamente ao ano anterior.

Entre os principais produtos importados a Portugal destacam-se manufacturas de consumo (incluem têxteis e confecção, calçado, brinquedos, joalharia, artigos de cabedal, olaria e outros produtos de consumo), que representam 16,8% do total e cresceram 12,8% (+187 milhões de euros).

Sugerir correcção
Comentar