“Welcome back”, galeses!

Duas semanas depois de uma prestação desastrada em Dublin, o País de Gales venceu e convenceu frente à França

O orgulho galês foi espicaçado e a França sofreu as consequências. Após duas semanas “terríveis”, palavra de alguns jogadores do País de Gales, a equipa de Warren Gatland regressou às grandes exibições, derrotou os franceses (27-6) e reentrou na luta pela vitória no Torneio das Seis Nações.

A França teve mais posse de bola (51%), maior domínio territorial (57%), os seus jogadores percorrem quase o dobro dos metros com a bola na mão que os adversários (372 metros contra 188), mas saiu de Cardiff com uma derrota clara.

As justificações podem ser várias e, uma das mais evidentes, é que ao contrário do que tinha acontecido frente aos ingleses, desta vez os avançados franceses não conseguiram vencer a batalha. Mas, o que mais desequilibrou o jogo no Millenium Stadium, foi a maior disciplina e vontade exibida por Sam Warburton e companhia.

Foto

Com uma pesada derrota na última jornada frente à Irlanda nas costas (26-3), o País de Gales entrou a todo o gás e a primeira metade do primeiro tempo foi disputada a um ritmo alucinante. Logo aos cinco minutos, já com os britânicos na frente por 3-0, George North, no papel de centro, aproveitou uma atrapalhação entre Jean Marc Doussain e Brice Dulin para marcar um ensaio fácil.

Os franceses ainda pareceram ter capacidade para reagir, mas Doussain não tem a fiabilidade de Morgan Parra na hora de rematar aos postes e Leigh Halfpenny, mesmo sem mostrar a pontaria habitual, foi coleccionando pontos na conversão de penalidades. Ao intervalo, com 14 pontos de vantagem (20-6), Gatland já tinha a indispensável vitória na mão.

No segundo tempo, apesar da reacção do “XV de France”, que chegou a ter quase 80% de domínio territorial, a defesa galesa mostrou-se intransponível. Com alguma indisciplina francesa à mistura, a primeira-linha do País de Gales ia ganhando as batalhas, Dan Lydiate, Luke Charteris e Taulupe Faletau placavam tudo o que surgia à frente e Warburton, mais de vinte jogos depois, regressou aos ensaios, fixando o resultado final em 27-6.

Para a França nada está perdido, para os galeses o sonho do “tri” mantém-se vivo. A bola está, neste sábado, do lado de ingleses e irlandeses.

Sugerir correcção
Comentar