Um domingo de râguebi contra a fome

O torneio juvenil "Rugby por uma causa", no Porto, vai recolher donativos para o Banco Alimentar Contra a Fome

Foto
DR

O Parque da Cidade do Porto recebe neste domingo um torneio juvenil em que o mérito dos participantes ficará comprovado ainda antes de esses entrarem em campo: independentemente do resultado dos jogos, o que se espera dos cerca de 130 atletas esperados na prova é que compareçam com um donativo para o Banco Alimentar Contra a Fome.

A iniciativa é do departamento de râguebi do Sport Club do Porto, que, em parceria com a Associação de Rugby do Norte, quer assim dar forma concreta àquele que se aponta como um dos grandes valores da modalidade: "O objectivo é fazer com que a solidariedade seja transversal na vida dos pequenos atletas, ou seja, que eles sejam solidários em campo e também na vida", explica Álvaro Figueiredo, dirigente do clube portuense. "Trata-se de materializar esses valores humanitários em actos, para que o râguebi seja uma modalidade com princípios efectivos e não apenas com chavões bonitos, para dizermos que somos diferentes", acrescenta esse responsável.

O torneio "Rugby por uma causa" irá assim decorrer entre as 13h e as 16h30, envolvendo três escalões juvenis: Sub-8, Sub-10 e Sub-12. Para além do promotor do evento, entre os clubes confirmados pela organização estão já o CDUP, o CRAV, o Braga Rugby, a Escola de Rugby do Porto e o Escola de Rugby no Bairro do Cerco, havendo ainda a possibilidade de outras equipas se registarem para o efeito até domingo.

A cada jogador participante é solicitado um donativo para o Banco Alimentar contra a Fome, que recomenda sempre a opção por bens de primeira necessidade e com prazos de validade prolongados. A entrada é livre, mas pais, familiares, amigos e público em geral também estão convidados a contribuir, não apenas com o habitual incentivo desportivo, mas também com um donativo alimentar.

Sugerir correcção
Comentar