Bob Casale, fundador dos Devo, morre aos 61 anos

O guitarrista e teclista da histórica banda new wave foi vítima de uma crise cardíaca na segunda-feira.

Foto
Bob Casale, "o meu irmão ponderado, artista sólido e um engenheiro de som talentoso", escreveu o seu irmão Gerard em comunicado DR

Era um dos membros fundadores dos Devo, uma das bandas mais marcantes, criativas e, por que não?, hilariantes da new wave. Estetas nonsense, criadores de rock espasmódico, inclassificável, apresentaram-se da forma mais certeira possível. Foi em 1978: Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!. Bob Casale, o Bob 2 do grupo (o lugar cimeiro na hierarquia Bob pertencia ao guitarrista Robert Mothersbaugh), era guitarrista, teclista e também o ouvíamos entoar coros. Gerard Casale, o irmão que com ele criara a banda em 1972, deu a notícia esta terça-feira. Bob 2 morreu segunda-feira aos 61 anos, vítima de crise cardíaca.

“Como membro original dos Devo, Bob Casale esteve nas trincheiras comigo desde o início. Era o meu irmão ponderado, um artista sólido e um engenheiro de som talentoso, que dava sempre mais do que tinha”, escreveu o irmão Gerard em comunicado enviado à imprensa americana. “A sua morte súbita, de circunstâncias que conduziram a um ataque cardíaco surgiu como um choque tremendo para todos nós”.

Entre o final da década de 1970 e meados da de 1980, os Devo foram uma banda que aplicou ao universo rock uma dimensão de activismo pelo absurdo (com aparato cénico equivalente, como se comprova pelas fardas e outros adereços que envergavam) virtualmente inigualável. Ao mesmo tempo, demonstravam uma sensibilidade pop na composição que os conduziu acima do estatuto de culto: canções como Whip it, Mongoloid, Working in the coal mine ou a versão robótica de (I can’t get no) satisfaction”, tornaram-se clássicos do pós-punk.

Em 2010, com a edição de Something For Everybody, puseram fim a um hiato discográfico de vinte anos. Os concertos prosseguiram e as fardas icónicas e os chapéus em cone, naturalmente, continuavam a ser visto em palco. Porquê mudar? O nome da banda nasceu baseado no conceito de "de-evolution" (algo como "involução"), que aplicavam a uma sociedade ocidental que consideravam estar em processo de regressão. Não mudaram a opinião desde então. Naturalmente, mantiveram as fardas e os chapéus. Agora, um ano depois de perderem o baterista Alan Myers, vencido por um cancro no estômago, desapareceu-lhes Bob Casale, o Bob 2.

Sugerir correcção
Comentar