12 Anos Escravo ganha os Bafta de melhor filme e melhor actor

Prémios britânicos do cinema e da televisão premeiam filme sobre escravatura de Steve McQueen. Gravidade leva para casa seis galardões, incluindo o prémio de melhor realizador.

Foto
Steve McQueen, realizador de 12 Anos Escravo, em Londres Andrew Cowie

O filme de Steve McQueen, 12 Anos Escravo, venceu neste domingo à noite o galardão de melhor filme dos prémios ingleses Bafta do cinema e da televisão. A película retrata a história verídica de Solomon Northup, um músico negro que é raptado em 1841 e que é escravizado durante mais de uma década. Mas foi Gravity o vencedor aritmético, levando para casa seis galardões, incluindo os prémios de melhor realizador para Alfonso Cuarón e melhor filme britânico.


“Há 21 milhões de pessoas escravizadas enquanto estamos aqui sentados. Espero que, daqui a 150 anos, a nossa ambivalência não permita outro cineasta fazer este filme”, disse Steve McQueen, inglês de 44 anos, citado pela Reuters, na cerimónia de entrega dos prémios na Royal Opera House, em Londres. McQueen, realizador de Fome (2008) e Vergonha (2011),  vencera já o mais importante prémio de artes plásticas britânico, o Turner, em 1999.

Chiwetel Ejiofor, o britânico que interpreta o personagem principal do filme, o músico livre raptado e escravizado Solomon Northrup, levou para casa o Bafta de melhor actor. É o primeiro grande prémio da temporada para o actor, que fora já nomeado pela Guilda dos Actores ou nos Globos de Ouro, mas que apenas tinha ganho distinções de círculos de críticos de várias cidades norte-americanas. Ejiofor venceu assim Bruce Dern, Christian Bale, Leonardo DiCaprio e Tom Hanks, os nomeados na sua categoria, agradecendo de forma emotiva a Steve McQueen pelo prémio. 

12 Anos Escravo competia pelo galardão de melhor filme ao lado de Gravidade, de Alfonso Cuarón, Golpada Americana, de David O. Russell, Capitão Phillips, de Paul Greengrass, e Filomena, de Stephen Frears. 

O Bafta de melhor actriz foi para Cate Blanchett, pela sua interpretação de uma mulher literalmente à beira de um ataque de nervos, em Blue Jasmine, de Woody Allen. A actriz australiana de 44 anos dedicou o prémio a Philip Seymour Hoffman, actor norte-americano que morreu há duas semanas, aparentemente devido a uma overdose

Os prémios de actores secundários foram para Jennifer Lawrence em Golpada Americana e para o estreante Barkhad Abdi pelo seu papel em Capitão Phillips

O Bafta para melhor filme estrangeiro foi para A Grande Beleza, do italiano Paolo Sorrentino, impondo-se ao filme francês A vida de Adèle, de Abdellatif Kechiche. A Grande Beleza repete assim a vitória dos Globos de Ouro e os três galardões (melhor filme, realizador e actor) obtidos nos Prémios do Cinema Europeu, em Dezembro. O filme é um dos cinco nomeados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. 
 

Lista dos principais prémios:

Melhor filme: 12 Anos Escravo

Melhor filme britânico: Gravidade

Melhor realizador: Alfonso Cuarón, por Gravidade

Actor principal: Chiwetel Ejiofor, em 12 Anos Escravo

Actriz principal: Cate Blanchett, em Blue Jasmine

Actor secundário: Barkhad Abdi, em Capitão Phillips

Actriz secundária: Jennifer Lawrence, em Golpada Americana

Documentário: The Act of Killing, de Joshua Oppenheimer

Animação: Frozen - O Reino do Gelo

Argumento original: Eric Warren Singer e David O. Russell, por Golpada Americana

Argumento adaptado: Steve Coogan e Jeff Pope, por Filomena

Filme estrangeiro: A Grande Beleza

Música original: Gravidade

Fotografia: Gravidade

Sugerir correcção
Comentar