Pratos à base de catacuzes, espargos e carrasquinhas abrem o apetite em Alvito

Fim-de-semana gastronómico promove pratos tradicionais do Alentejo, confeccionados com estas ervas aromáticas.

Foto
Objectivo do evento é promover a gastronomia alentejana e atrair visitantes ao Alvito Rui Gaudêncio/Arquivo

Pratos à base de catacuzes, espargos e carrasquinhas vão abrir o apetite e enriquecer ementas de dez restaurantes no concelho de Alvito (Beja) neste fim-de-semana, numa iniciativa gastronómica dedicada às ervas tradicionalmente usadas na cozinha alentejana.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara de Alvito, faz parte do ciclo gastronómico "As Ervas da Baronia", que pretende promover a gastronomia alentejana à base de ervas típicas da região e dinamizar o sector da restauração e a economia do concelho.

Açorda de catacuzes com bacalhau ou queijo, migas de espargos com carne de alguidar e cozido de grão com carrasquinhas são alguns dos manjares que os apreciadores de ervas aromáticas poderão degustar durante o fim-de-semana nos restaurantes aderentes.

A iniciativa inclui também o 1.º Workshop "Ervas de Comer", no sábado, no mercado municipal da vila, onde especialistas da Escola Profissional de Alvito vão confeccionar pratos à base de catacuzes, espargos e carrasquinhas.

O ciclo "As Ervas da Baronia" inclui três iniciativas gastronómicas ao longo do ano. Além desta, decorre uma segunda em Junho, dedicada às beldroegas, enquanto a terceira está agendada para Outubro, dedicada aos poejos, coentros e hortelãs.

Sugerir correcção
Comentar