José Gusmão, o jovem filósofo que defende Descartes

Estudante da Universidade de Lisboa venceu um prémio britânico de ensaio filosófico, com um texto em que defende Descartes. Finalista de Filosofia, José Gusmão já só pensa em mestrados no estrangeiro

Foto

O estudante universitário José Gusmão Rodrigues venceu o prémio de ensaio filosófico 2013 do britânico Royal Institute of Philosophy, no qual defende o “dualismo de substâncias” de René Descartes. Finalista do curso de Filosofia da Universidade de Lisboa, José vai ter direito a 1250 libras (cerca de 1520 euros) e a ver o seu artigo publicado no jornal “Philosophy”, durante o ano de 2014.

Em “There Are No Good Objections to Substance Dualism” (algo como “Não Há Boas Objecções ao Dualismo de Substâncias”), José aborda uma das problemáticas expostas por aquele filósofo francês, “uma figura cuja reputação, hoje em dia, está um pouco em baixo”. “Ele foi das primeiras pessoas em filosofia a avançar um problema que hoje em dia nos atormenta, a nós filósofos, sobre as relações entre a mente e o corpo: defende que são duas coisas distintas, a mente não é o cérebro”, explica ao P3, em conversa telefónica. No ensaio vencedor, José diz que “não se pode, com os dados disponíveis, rejeitar aquilo que Descartes disse”. “É uma hipótese em cima mesa, para ser trabalhada”, sustenta.

Com apenas 20 anos, José não tem problemas em dizer que é filósofo — ou que gostaria de o ser. “Não vejo este estigma nas artes: não é preciso ser um Mozart para se dizer que é músico, da mesma maneira que não é preciso ser um Aristóteles para se ser filósofo”, compara o lisboeta. “O Banquete”, de Platão, foi o primeiro livro de filosofia que recebeu, ainda criança, como prenda do pai. A obra — “sobre o que é o amor, como se define e qual o lugar que ocupa na vida das pessoas” — marcou-o, mas seria preciso esperar até ter 13 anos para perceber que o seu futuro passava pela filosofia.

Não consegue dizer exactamente que área de estudo gostaria de aprofundar, apesar de identificar a filosofia da mente como uma preferência. “Há questões interessantes em vários ramos desta área, ligadas às ciências cognitivas. Como é que conseguimos compreender a mente dos outros?”

José partilhou a distinção do Royal Institute of Philosophy com Mariam Thalos, da Universidade de Utah, que escreveu o artigo “The Grammar of Experience”, e, por isso, a compensação monetária de 2500 libras (cerca de 3044 euros) vai ser dividida entre ambos. Mas esta não é a primeira vez que José é distinguido na sua área de estudos. Em 2013, o jovem venceu o prémio Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF), também com um ensaio filosófico, no valor de 3500 euros. Dois anos antes, em 2011, conquistou uma medalha de prata na 19.ª Olimpíada Internacional da Filosofia, em Viena, Áustria.

O dinheiro que tem recebido com os prémios “é todo para investir na formação”, diz. O número diminuto de bolsas de estudo da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) atribuídas a projectos de filosofia faz com que as condições para a investigação na área sejam “muito más”, reflecte. Daí que José esteja já a concorrer para mestrados em universidades estrangeiras, sobretudo nos Estados Unidos e em Inglaterra.

“Fui a primeira pessoa a concorrer por Portugal à Olimpíada de Filosofia — e por iniciativa própria. E neste concurso também me inscrevi sozinho. As pessoas têm que estar expostas e ter espírito de iniciativa, trabalhar por elas próprias”, considera o universitário, para quem os jovens “não podem esperar que as coisas lhes caiam em cima”.

Sugerir correcção
Comentar