Governo abre concurso especial para docentes do ensino artístico especializado

Secretário de estado do Ensino e da Administração Escolar defendeu que professores de técnicas especiais, por só existirem nas escolas artísticas especializadas António Arroio, de Lisboa, e Soares dos Reis, no Porto, "precisam de concurso especial".

Foto
O secretário de Estado Casanova de Almeida Miguel Manso

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) está a preparar um concurso especial de vinculação para professores de técnicas especiais do ensino artístico especializado, que deverá decorrer em simultâneo com o concurso extraordinário deste ano, com efeitos a 1 de Setembro.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, no final da reunião que decorreu nesta terça-feira no MEC com os directores das escolas artísticas especializadas António Arroio, de Lisboa, e Soares dos Reis, do Porto.

“Pedimos à DGAE [Direção-Geral da Administração Escolar] que nos preparasse uma proposta de diploma que pudesse olhar para esses professores e de acordo com os critérios que vão ser definidos poder vincular esses professores à semelhança do que tem acontecido desde o ano passado com os concursos de vinculação extraordinária. Estes professores de técnicas especiais, por só existirem nestas duas escolas, precisam de um concurso especial”, disse o governante, citado pela agência Lusa, acrescentando que será o critério a definir pela DGAE que vai permitir definir um número exacto de vagas a abrir neste concurso especial.

“Já decorreu tempo demais sem que nenhum professor de técnicas especiais destas escolas pudesse ser vinculado”, disse, sem adiantar estimativas sobre o total de docentes que podem ser vinculados, mas esclarecendo que os que forem entrarão na carreira docente pelo índice remuneratório 167.

José António Fundo, subdirector da escola Soares dos Reis adiantou que o grupo de trabalho que vai ser criado para, em conjunto com a DGAE, definir os critérios de vinculação começa a trabalhar na segunda-feira.
 

Sugerir correcção
Comentar