JSD lança campanha que assinala 25 de Abril e queda do Muro de Berlim

"Duas histórias, a mesma conquista: a liberdade", será o lema da campanha idealizada pela estrutura regional de Lisboa da JSD.

Foto
Este ano comemoram-se os 40 anos do 25 de Abril e os 25 anos da queda do Muro de Berlim Paulo Pimenta

A JSD de Lisboa lançou nesta quarta-feira uma campanha pela liberdade que assinala os 40 anos do 25 de Abril e os 25 anos da queda do Muro de Berlim, acontecimento que pretende ver comemorado em Portugal.

A presidente da estrutura regional de Lisboa da JSD e deputada do PSD, Joana Barata Lopes, disse à Lusa que tenciona apresentar na Assembleia da República um projecto de resolução para "instituir uma data comemorativa relacionada com a queda do Muro de Berlim e o consequente fim dos regimes totalitários na Europa".

Essa ideia será proposta ao grupo parlamentar do PSD, adiantou. Entretanto, a JSD de Lisboa avançou com a divulgação na Internet de um cartaz com imagens do 25 de Abril de 1974 e da queda do Muro de Berlim, a 9 de Novembro de 1989, e o lema: "Duas histórias, a mesma conquista: a liberdade".

Segundo Joana Barata Lopes, este foi o primeiro passo de uma campanha - que deverá incluir conferências e, mais para a frente, se possível, um outdoor - lançada nesta quarta-feira, com o objectivo de "falar e reflectir sobre a questão da liberdade", associada à "identidade europeia", ao longo de 2014, ano de eleições europeias.

"Queremos pôr as pessoas a pensar sobre a liberdade", justificou a jovem social-democrata, defendendo que "o 25 de Abril e a queda do Muro de Berlim" triunfaram "os mesmos valores: liberdade, paz e democracia". "Não podemos deixar que o valor da liberdade seja acorrentado por qualquer corrente política. Repudio tanto os regimes fascistas como os regimes totalitários comunistas", acrescentou.

No que respeita à pretendida comemoração da queda do Muro de Berlim em Portugal, a dirigente da JSD e deputada do PSD referiu que instituições como o Parlamento Europeu adoptaram o dia 23 de Agosto como Dia da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo. Por sua vez, a Assembleia da República já instituiu o dia 27 de Janeiro como o Dia de Memória do Holocausto, apontou.

Sugerir correcção
Comentar